NAMORAR
O namoro é o método usual de se encontrar um companheiro para o casamento.
O namoro sempre permite que se observe e se conheça mais sobre aquela pessoa especial a quem se está considerando como um possível companheiro, com quem passaremos o resto de nossas vidas.
Obviamente, o namoro pode e deve ser agradável, mas também dever ser sério. A seleção de um parceiro para o casamento é uma das mais significativas decisões que uma pessoa fará na vida.
A Bíblia ensina que quando um homem e uma mulher se casam, deverão permanecer casados pelo resto de suas vidas. Uma má escolha do companheiro é uma decisão que pode causar muito sofrimento mais tarde na vida.
Que tipo de companheiro deverá um homem ou uma mulher estar procurando?
Freqüentemente, os jovens escolhem seus namorados na base da aparência física.
Rapazes querem namorar mulheres com corpo bem feito e feições atraentes. As moças querem namorar homens com corpo forte e feições elegantes.
Infelizmente, a atração física não é uma garantia de que um jovem será um bom esposo ou de que uma moça venha a ser uma boa esposa. (um dia a atração física pode acabar.)
Não é errado, certamente, ser-se atraído pela beleza física, mas o bom caráter é o que dá a felicidade no casamento (1 Pedro 3:1-7).
COM QUEM VOU NAMORAR?
Ao procurar alguém para namorar, você deve primeiramente levar em conta uma condição básica apontada na Bíblia: " Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?(2 Co 6.14).
Você já deve ter percebido a grande incompatibilidade de idéias e comportamentos que pode haver entre um crente e um incrédulo. Imagine ter de conviver com uma pessoa assim pelo resto da vida! Não fica esquisito você estar no culto Domingo à noite e a seu namorado num baile?
Ou você trazer a namorada para a escola dominical e ela ficar fumando no pátio da igreja?
Ou o Pastor estar entregando uma mensagem tremenda e o namorado ou namorada olhando para o teto para passar o tempo.
Procure alguém que pertença a igreja e que tenha acima de tudo, um bom testemunho cristão. Alguém que pense como você e que tenha a mesma preocupação com a vida espiritual.
Você já pensou nas qualidades que espera encontrar na pessoa amada, no seu futuro esposo, ou esposa? Observe as dicas a seguir :
O que ele (a) pensa sobre Deus?
Ele (a) dá testemunho de uma vida comprometida com Deus?
Como ele(a) reage às suas fraquezas e defeitos?
Como reage aos problemas que a vida traz?
Ele (a) é bondoso(a)? Educado(a)? É companheiro(a)? É amigo(a)?
É briguento(a)? Já estabeleceu alvos para o futuro?
Você encontrou a pessoa certa?
Já se sente com maturidade suficiente para encarar o amor e suas responsabilidades?
Orou ao Senhor, e obteve uma resposta afirmativa, até de seus pais?
O CONSENTIMENTO DOS PAIS
Alguns pais exigem que o rapaz antes de namorar a filha, venha pedir a eles o consentimento para o namoro. Não interprete essa atitude como um ato de ditadura. Ao contrário, os pais têm todo o direito de saber quem a filha irá namorar.
É um gesto bonito apresentar-se a eles e revelar as intenções que você tem quanto ao futuro, pois sendo você um cristão, elas só podem ser boas. Há pais que não fazem esse tipo de exigência, mas não deixe que eles saibam pela boca de outros que você está namorando.
Quando os pais reprovam um namoro, procure descobrir o motivo. Se houver alguma questão grave envolvida, o namoro em princípio não deve continuar. Se existe verdadeiro amor entre vocês e se ambos estão na vontade de Deus, dêem-se um tempo para orar.
Não provoquem os seus pais, porque essa atitude não terá a aprovação de Deus.
Esaú, irado por ter perdido a benção da primogenitura, casou-se.com mulheres de uma nação que os pais detestavam, só para provocá-los. E elas " foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito"(Gn 26.35). Não imite Esaú, busque Deus, pois Ele não deixará dois servos fiéis sem resposta.
Coloque seus anseios quanto a pessoa pretendida em oração e espere em Deus. Deus pode te dar 3 respostas: Sim, não ou espere.
O ser humano sempre tem dificuldade em ESPERAR.
Deus por toda a Bíblia nos orienta a esperar por Ele, como em Salmo 46.10- "Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus..." Quando ao invés de aquietar, nós nos inquietamos e começamos a agir por conta própria, nós acumulamos frustrações e problemas.
Ao procurarmos o querer de Deus para nossas vidas, descobrimos a grande verdade descrita em Rm 12.2 "E não vos conformeis com este mundo, mas tranfsformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus ".
Otimo blog, otimas postagens sobre namoro vou ate copiar para completar uma apostilha sobre o assunto
ResponderExcluirclaudio pimenta