sábado, 15 de agosto de 2009

Seu filho,sua imagem e semelhança.

Pv 22.6 Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.

Que tipo de educação você dá ao seu filho?O que ele se tornará amanhã depende do que você o ensinar hoje,pois o que as crianças vêem, elas fazem.Guarde essa frase:o que as crianças vêem, elas fazem.Saber que temos em Deus um Pai nos dá esperança, mesmo diante das piores situações que enfrentamos. Infelizmente, tal esperança deixou de ser passada pelos pais aos filhos, pois dentre as principais mudanças que a modernidade trouxe está o esvaziamento do exemplo paterno e materno.De ator principal, aquele que era considerado cabeça passou a ser coadjuvante no processo de criação dos filhos, muitas vezes deixando está tarefa a televisão ou mesmo ao exemplo que a sociedade pretende passar, sob a justificativa de que o trabalho se torna mais complexo, e que o tempo está cada vez mais curto.Realmente,o dia parece estar se encurtando,pois sempre temos algo a mais para fazer (novos cursos para nos mantermos atualizados no mercado de trabalho, horas extras para aumentar a renda familiar, o famoso happy hour para relaxar, e até o computador,com a desculpa de se manter atualizado online sobre tudo e sobre todos).

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus...” (2Tm 3:1-4). Vivemos, portanto, uma crise de paternidade!Que tipo de exemplo você dá ao seu filho?

Se você beber em casa, ou chegar embriagado,tenha certeza de seu filho poderá seguir seu exemplo.

Se você for violento em casa,tenha certeza de seu filho também o será.

Se você fumar, seu filho tem uma grande chance de ser fumante.



Roberto, filho de um advogado famoso por seus livros na área de Direito, compareceu ao Tribunal, acusado de falsificação de cheques. O juiz, um velho amigo de seu pai, dirigiu-se a ele dizendo com rispidez: “Rapaz, você se lembra de seu pai? Você o tem desonrado”."Lembro-me perfeitamente", respondeu o jovem, com bastante calma. E prosseguiu: "Meu pai era escritor. Quando eu o procurava para lhe pedir conselhos ou companhia, ele sempre respondia: ‘Vá embora, menino, eu estou ocupado’. Assim, meu pai terminou de escrever o livro e aqui estou eu".

A época em que a família mais influi na vida de uma pessoa é a infância. É na infância que aparecem as marcas que a pessoa carregará para a sua vida.Para o jovem, a família é um mundo significativo. é através da família que o caráter do jovem é moldado,e uma falha na formação deste caráter trará muitas dificuldades nas suas decisões e no seu dia-a-dia.O tipo de comportamento do jovem será determinado pela realidade social que a família vive. Dificilmente uma pessoa desajustada no lar será bem ajustada no trabalho ou em outras áreas da vida. É na juventude que se escolhe a profissão, o cônjuge, a faculdade e a religião. Uma decisão errada pode comprometer uma vida. A família é essencial nesta hora.A família é a principal influência na vida dos filhos. Nada pode substituir a falta de uma família para os filhos. A família exerce uma educação constante. Como se diz na linguagem popular, a família "faz a cabeça dos filhos".Apesar disto, geralmente os pais não ensinam tudo que devem aos seus filhos, mas cobram deles as atitudes mais corretas do mundo na hora em que eles erram. Há pais que jogam seus filhos em verdadeiras "covas de leões", e acham que eles devem sair de lá ilesos.Indiscutivelmente, a família deixa na vida dos filhos marcas para toda uma vida. A família não está apenas educando uma pessoa, mas moldando seu estilo de vida. A família precisa ter consciência de que os filhos não vão à escola ou à igreja para aprenderem como viver. Eles aprendem a viver em casa e vão para a vida reforçar os seus conhecimentos e mostrar o que aprenderam . Agora,o que eles aprendem em casa ?Aprendem a serem generosos ou mesquinhos? Aprendem a serem amorosos ou violentos?Que tipo de educação você dá ao seu filho?

Você o instrui com seus bons exemplos,ou deixa a televisão o educar.Veja bem meu amado irmão, se formos analisar a família nas últimas décadas, veremos que a mesma está sendo esfacelada. Porquê isso acontece?
Em primeiro lugar,porque a mesma deixou a mídia ser a principal formadora de opinião. A mídia dita o que você deve vestir,o que deve comer,como falar,como agir.



Em segundo lugar,porque a família passa muito menos tempo junta do que a algumas década atrás.



Antigamente,a família se reunia para orar,para conversar, para debater assuntos relacionados a sociedade em geral,para as refeições.E hoje? Bem,hoje cada membro da família fica prostado diante de uma televisão,assistindo aquilo que a mídia quer nos empurrar, seja nas horas de lazer,seja na hora das refeições, seja em qualquer outro momento.



Fica o pai na sala vendo jogo,a mãe no quarto vendo novela,e os filhos em seu quarto vendo programas que os incentivam a se afastarem de Deus,e dos ideiais que Ele criou.



O que vemos hoje na televisão ? Vemos pornografia, incentivo ao sexo ,ao uso de álcool,ao uso de drogas,ao adultério,a fornicação. A televisão se tornou hoje em dia a babá de nossos filhos.



Fica uma pergunta aos irmãos: Você pode afirmar que seu filho será sua imagem e semelhança?



É isso que você quer para ele?



Se a resposta for não, segue algumas dicas:



Seja exemplo – os filhos aprendem muito mais com o comportamento dos pais do que ouvindo seus conselhos e lições.



Sempre conte, mostre para os filhos as maravilhas que Deus tem realizado em suas vidas.



Oração – não ore apenas por seu filho, mas com o seu filho.



Ensine o seu filho a ter amor pela Palavra de Deus.



Você pode, sim, minimizar os problemas que o tempo longe de seus filhos podem trazer: conversando pelo telefone, dando atenção de qualidade a eles quando estiverem juntos, orando por e com eles, sendo amigos, elogiando, corrigindo sempre que necessário – sem deixar que a culpa por estar pouco tempo com eles lhe impeça de discipliná-los. Diga a eles “Sim”, sempre que for possível; e “Não”, sempre que for necessário.



Cada família tem os filhos que produz. Como são os seus? Está na hora de um exame de consciência. É urgente voltar aos princípios que a Palavra de Deus nos dá para a educação das crianças! Seguem Dez princípios para se ter filhos felizes e bem-sucedidos.



1. Os pais são os responsáveis pela educação dos filhos. (Ef 6.4; Dt 6.7.)
2. Seus filhos são seus discípulos, pastoreie o coração deles. (Jo 21.15.)
3. Ame seus filhos incondicionalmente. (1 Jo 4.7-20.)
4. Dê liberdade e limites com equilíbrio: diga a eles “Sim”, sempre que for possível; e “Não”, sempre que for necessário.
5. Discipline-os quando necessário, usando os métodos adequados a cada ocasião. Isso é dar limites.
6. Desenvolva o pensamento e a capacidade de tomar decisões através do julgamento amadurecido e fundamentado nos princípios de Deus. Isso é dar liberdade.
7. Cumpra Deuteronômio 6.6,7, juntamente com seu filho.
8. Seja o exemplo de que eles precisam. (1 Co 11.1.)
9. Alegre-se, divirta-se com eles. (Fp 4.4,5.)
10. Filhos são flechas, crie-os para serem lançados na vida e acertarem o alvo: Ser felizes, bem-sucedidos e abençoados, ou seja, ser parecidos com Jesus. (Sl 127.3-5).

Busquemos a direção de Deus para que ele nos dê sabedoria, discernimento e que possa abrir os nossos olhos espirituais para que possamos enxergar a maneira como estamos agindo em relação a vida espiritual de nossos filhos.

Dt 6.5 Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
Dt 6.6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
Dt 6.7 E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

TV SALVAÇÃO. (CLIQUE NO ÍCONE DO VOLUME PARA HABILITAR O MESMO).