sábado, 2 de maio de 2009

Confiança irrestrita

29/04/2009

(Isaias. 59:19) - Vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira.



Um grupo de soldados, em Anzio, Itália, foi separado de sua companhia pela artilharia alemã.

Quando a casa da fazenda onde estavam se defendendo foi duramente atacada, apenas
três dos quinze soldados estavam bem -- todos os demais estavam feridos.

O oficial estava caído entre os escombros, mas conseguiu pegar sua Luz Diária.

O texto que ele viu ao pegar a Palavra de Deus foi:

Vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira.

O oficial, com alegria, leu o texto em voz alta, declarando sua confiança de que todos eles seriam salvos.

Poucos minutos depois o caminhão do hospital dos aliados parou em frente ao local onde estavam e todos foram colocados nele e conduzidos para um lugar seguro.

O estranho foi que os soldados da artilharia alemã, por trás de suas trincheiras bem próximo a eles, assistiram a tudo sem disparar um tiro sequer.

Quando o caminhão atravessou um cruzamento próximo dali, um outro grupo de alemães mostrou-se igualmente indiferente a eles que seguiram sem problemas o seu caminho.

Todos concordaram que aquela operação havia sido uma intervenção direta de Deus.

Muitas vezes nos sentimos como aqueles soldados das forças aliadas.

Tudo parece perdido e as esperanças são quase nulas.

Vemo-nos feridos pelas derrotas constantes, abatidos pelas frustrações experimentadas, desesperados pelas dúvidas inquietantes, angustiados pela falta de fé diante das circunstâncias.

Não conseguimos mais ficar de pé e só esperamos o pior.

Mas Deus sempre está junto a Seus queridos nos momentos de grande tribulação.

Quando nossos inimigos espirituais apertam o cerco, o amado Senhor se coloca à nossa frente e ergue a bandeira de Sua vitória.

As derrotas recolhem suas armas, as frustrações batem em retirada, as dúvidas são
humilhadas e a incredulidade completamente destruída.

Confie totalmente em Deus, mesmo que tudo pareça perdido.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe suína no mundo.(Atualizado)

A Prefeitura de Campinas (a 93 km de São Paulo) confirmou na noite desta sexta-feira a quarta morte na região devido à gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). Com isso, o número de mortos no país em consequência da doença chega a 31 --sendo 14 no Estado de São Paulo.

Trata-se de uma gestante, moradora de Cosmópolis, e que foi internada em um hospital de Campinas no dia 17. A jovem, de 20 anos, não resistiu e morreu na terça-feira (21). Os exames que comprovaram a gripe suína foram divulgados nesta sexta.

Mais cedo, a prefeitura havia confirmado também a morte de uma moradora da cidade. A paciente, de 37 anos, morreu no último dia 23. Ela não viajou para o exterior e não apresentava outras doenças.

As outras mortes na região foram registradas em Indaiatuba e em Valinhos.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira mais duas mortes de pacientes com gripe suína --a chamada gripe A (H1N1)-- e confirmou as outras duas mortes anunciadas hoje na região de Campinas (a 93 km de São Paulo). Com isso, o número de vítimas no Estado em decorrência da doença sobe para 16 e, no Brasil, o total chega a 33. Até esta sexta-feira, São Paulo era o Estado com o maior número de mortes registradas no país.

Segundo a secretaria, uma das vítimas é uma criança de 4 anos, de São Paulo, que morreu no último dia 19, três dias após ser internada. Ela tinha histórico de internações por crise de asma e bronquiolite.

Morreu também um homem morador de São Paulo --cuja idade não foi revelada-- internado no dia 1º de julho na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ele morreu nas última terça-feira e, segundo a secretaria, tinha graves problemas hepáticos.

Mais cedo, a Prefeitura de Campinas confirmou a morte de uma mulher de 37 anos em consequência da gripe suína. A vítima foi internada no dia 20, em um hospital da rede pública de Campinas, e morreu na quinta-feira (23).

Outra morte confirmada hoje ocorreu em Cosmópolis, também na região de Campinas. Trata-se de uma gestante, que foi internada em um hospital de Campinas no dia 17. A jovem, de 20 anos, não resistiu e morreu na terça-feira (21). Os exames que comprovaram a gripe suína foram divulgados nesta sexta.

Santa Catarina

Já a secretaria de Saúde de Santa Catarina informou hoje que investiga as mortes de cinco pessoas com suspeita da gripe suína. Entre as possíveis vítimas do vírus da Influenza A (H1N1) estão uma mulher de 22 anos e de um homem de 34 anos de Tubarão; um homem de 53 anos de Concórdia; uma mulher de 37 anos de Capinzal; e um homem de 18 anos de Blumenau.

Ainda não há uma previsão para que os resultados dos exames fiquem prontos, informou o órgão.



Ministério da Saúde confirma duas mortes e 1.027 casos de gripe suína no Brasil.

O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta sexta-feira mais 52 novos casos de gripe suína --A (H1N1)-- no Brasil, elevando para 1.027 o número de pessoas infectadas pelo vírus no país desde 8 de maio. Hoje também, a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou a primeira morte em decorrência da doença no Estado --de uma menina de 11 anos--, informação confirmada pouco depois pela pasta.
Com isso, são duas mortes registradas no Brasil pela suína. O primeiro óbito confirmado foi de um caminhoneiro de 29 anos, morador de Erechim (RS), que morreu no último dia 28 após contrair a doença na Argentina. Já o segundo caso é da criança de Osasco (Grande São Paulo), que morreu no último dia 30.

Os novos casos confirmados foram registrados nos Estados de São Paulo (13), Minas (11), Rio Grande do Sul (11), Rio (9), Pará (3), Tocantins (3), Alagoas (1) e Pernambuco (1). Dois casos do Paraná foram excluídos por erro no preenchimento do banco de dados.

São Paulo é o Estado com o maior número de casos confirmados da doença, com 457 pessoas contaminadas; seguido pelo Rio Grande do Sul, com 129 casos; e pelo Rio, com 111 confirmações.

Outros 2.973 casos suspeitos estão sendo monitorados no país, e outros 1.538 foram descartados, informou o Ministério da Saúde.
Ressalva

Apesar da segunda confirmação de morte, o governo descartou a necessidade de pânico em relação à doença e afirmou que a taxa de letalidade da gripe no Brasil está abaixo da média mundial.

"É importante ressaltar que a maioria absoluta das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente. A letalidade média da nova gripe no mundo (0,45%) é igual à da gripe sazonal. No Brasil, esta taxa, no momento, é bem inferior à média mundial".

"O Ministério lamenta a ocorrência do segundo óbito e reitera que todas as medidas vêm sendo tomadas, em parceria com estados e municípios, para diminuir a disseminação da doença e oferecer tratamento ágil em sua rede pública a todos que necessitem", afirmou a pasta, em nota.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) iniciou nesta segunda-feira em Genebra, na Suíça, sua assembleia anual na presença de representantes dos 193 Estados membros. A Ministério da Saúde confirma duas mortes e 1.027 casos de gripe suína no Brasilreuniã
o deste ano deve ser dominada pelas discussões sobre a ameaça de pandemia da gripe suína, denominada oficialmente gripe A (H1N1), preparativos para enfrentá-la e a produção de uma vacina.
Segundo o balanço mais recente da organização, há 8.480 casos da doença registrados em 39 países, incluindo 72 mortes, a maioria delas no México (66), e as demais nos Estados Unidos (4), Canadá (1) e Costa Rica (1).
O mais recente balanço da OMS (Organização Mundial de Saúde), divulgado nesta segunda-feira, mostra que a gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1)-- já atinge 94.512 pessoas em 135 países e territórios. O vírus deixou ainda 429 mortos, a maioria deles nos Estados Unidos (170) e no México (119).

No dia 11 de junho, a organização anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade. Somente nos últimos três dias, 11 novos países e territórios registraram casos da gripe suína.


Em 29 de abril passado, a OMS elevou a 5 o nível de alerta (de uma escala até 6), o que significa uma pandemia iminente.

Agora, a organização espera os resultados dos exames sobre possíveis novos focos de transmissão que não estão vinculados a pessoas procedentes do epicentro da doença na América do Norte. Segundo os critérios da OMS, caso se confirme um foco da doença no Japão, que registra 92 casos da doença, o nível de alerta seria elevado ao máximo de 6, o que significaria o surgimento da primeira grande pandemia gripal do século 21.

A OMS pediu uma mobilização geral contra o vírus, que pode sofrer uma mutação e se tornar uma cepa mais perigosa.

A organização encurtou de nove para quatro dias a duração da assembleia anual, que chegará ao fim na próxima sexta-feira (23), para que os ministros possam se dedicar a organizar as respostas em seus países no caso de declaração da pandemia.

Balanço

Segundo o mais recente balanço da OMS, EUA tem 4.714 casos registrados da doença, incluindo quatro mortes. O país é o mais atingido pela nova gripe até o momento.

O México, considerado epicentro da doença, registrou 2.895 casos da doença, incluindo 66 mortes.

Já o Canadá tem 496 pessoas infectadas pelo vírus A (H1N1), incluindo uma morte.

A Costa Rica, único país fora da América do Norte a registrar uma morte, tem nove casos confirmados da nova gripe.

A organização registra ainda casos da gripe suína na Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), Bélgica (4), Brasil (8), China (5), Colômbia (11), Cuba (3), Dinamarca (1), Equador (1), El Salvador (4), Finlândia (2), França (14), Alemanha (14), Guatemala (3), Índia (1), Irlanda (1), Israel (7), Itália (9), Japão (7), Malásia (2), Holanda (3), Nova Zelândia (9), Noruega (2), Panamá (54), Peru (1), Polônia (1), Portugal (1), Espanha (103), Suécia (3), Suíça (1), Tailândia (2), Turquia (1), Coreia do Sul (3) e Reino Unido (82).

Vacina

O secretário mexicano da Saúde, José Angel Córdova, entregou nesta segunda-feira simbolicamente a diretora geral da OMS, Margaret Chan, a informação científica do vírus da gripe A (H1N1) para contribuir com a elaboração de uma vacina.

Uma equipe de cientistas sul-coreanos assegura ter desenvolvido uma vacina contra a gripe suína que poderia ser comercializada em um prazo de quatro meses, informa nesta segunda-feira a agência local Yonhap.

A equipe, liderada pelo professor Seo Sang-heui da Faculdade de Veterinária da Universidade Nacional de Chungnam, afirma ter criado na sexta-feira passada (15) uma vacina a partir de uma amostra do vírus oferecida pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA 11 dias antes.

A vacina, denominada como CNUK-RG A/CA/4xPR/8, é a primeira desenvolvida para o homem contra a gripe suína no mundo, segundo a Yonhap.

A equipe sul-coreana se mostrou disposta a oferecê-la de forma gratuita aos laboratórios e à indústria farmacêutica, e disse que assim comunicou à OMS e ao CDC.

Os cientistas consideram que a indústria farmacêutica poderia fabricar essa vacina em um prazo de quatro meses após um teste humano e que seu custo seria de 3,50 euros (R$ 9,96) por pessoa.

Por outro lado, as autoridades sanitárias sul-coreanas isolaram em um hospital uma cidadã vietnamita que apresentava sintomas similares à gripe suína.

A mulher, de 22 anos, foi isolada no aeroporto depois de ter chegado este domingo à Coreia do Sul procedente de Seattle (EUA) em rota para o Vietnã.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Saiba mais sobre a gripe suína.

Atualizado em 28/04/2009

Até agora, sabe-se que a gripe suína se trata de uma doença respiratória que teve origem em porcos, a partir da combinação de material genético de diferentes vírus de gripe. Cientistas e governos ainda buscam informações mais detalhadas sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento, mas algumas das dúvidas já podem ser respondidas com base nos dados divulgados por governos e centros de pesquisa.

Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto.

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

A gripe tem cura?

Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus?

Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.

Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 39°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte.

Infecção de gripe suína é comum em humanos?

No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Não houve detecção da nova gripe no Brasil até o momento. Portanto, quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br

E quem chegou de viagem?

Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde houve casos, como o México, e apresenta sintomas. pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias. A maioria dos mortos da gripe suína tinha entre 25 e 45 anos.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença?

As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos--tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.

A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?

Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.

Existe algum remédio eficaz contra a doença?

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.

Por que a OMS está em estado de alerta?

Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?

Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Os turistas com viagens marcadas para o México deveriam ficar preocupados?

A OMS diz que não é preciso alterar planos de viagens e o México disse que não vê necessidade de fechar as fronteiras. Mas governos de países como Itália, Polônia e Venezuela aconselharam os seus cidadãos a adiarem viagens às áreas em que foram registrados casos de gripe suína no México e nos EUA. Segundo a OMC, o fechamento de fronteiras e as restrições às viagens seriam inúteis, porque o vírus já se espalhou.

Corro risco de viajar aos países atingidos?

Por enquanto não há um alerta por parte das entidades sanitárias que justifique o cancelamento da viagem. Mas adiá-la, caso possível, pode ser uma atitude preventiva. os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavas as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.

Como se previne estando nesses locais?

Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.

Qual o tempo de incubação?

Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?

Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis?

Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.

Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?

Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.


Número atualizado de países atingidos:
O número de países atingidos pela gripe suína chegou a sete nesta terça-feira (28/04/2009), com a confirmação de casos na Nova Zelândia e em Israel. Somados aos casos confirmados no México, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Espanha, os registros da infecção atingem cerca de cem pessoas em quatro continentes. Houve mortes relacionadas à doença --22-- apenas no México. No Brasil, 20 pessoas são monitoradas com sintomas da doença, mas não há casos confirmados.

O vírus é transmitido como o de uma gripe comum, de pessoa para pessoa, e até agora as autoridades de saúde registraram que os antigripais Relenza e Tamiflu são eficientes contra a infecção. Embora tenha tido origem provável em porcos, não há risco de contrair a doença pela ingestão de carne de porco, porque a temperatura de cozimento (acima de 70°C) mata o vírus.

Nos Estados Unidos, onde a gripe suína foi registrada em cinco Estados, as autoridades de saúde elevaram nesta terça-feira para 64 o número de casos confirmados de gripe suína, sendo que 45 casos foram identificados em Nova York.

Richard Besser, diretor em exercício dos Centros de Controle de Doenças dos EUA (CDC), disse que, à medida que o número de casos aumenta, é mais provável que o país registre alguma morte pela gripe suína. "Eu realmente espero que nós veremos mortes dessa infecção", disse Besser, no anúncio sobre o aumento do número de casos.

O governador Arnold Schwarzenegger decretou nesta terça-feira estado de emergência na Califórnia devido à ameaça de epidemia de gripe suína. Apesar do anúncio, as autoridades da Califórnia disseram que não existe, por enquanto, "nenhum motivo sério de preocupação". Dez casos de gripe suína foram registrados no Estado, e três das pessoas com vírus estão hospitalizadas.

"O governador Arnold Schwarzenegger decretou nesta terça-feira um estado de emergência que vai permitir facilitar a resposta do nosso departamento de saúde pública a esta epidemia" de gripe suína, que tem até agora 11 casos confirmados no estado de maior população do país, diz o texto.

"Apesar de não existir, por enquanto, nenhum motivo sério de preocupação, a prioridade do governador é limitar a propagação da gripe suína, e esta ação representa uma nova etapa para reforçar as capacidades de reação da Califórnia", finalizam os assessores de Schwarzenegger no comunicado.

Além disso, as autoridades estão investigando duas mortes suspeitas constatadas recentemente na região de Los Angeles.

Análises estão em andamento para determinar as causas da morte de duas pessoas, uma em 22 de abril em Norwalk, 25 km ao sudeste de Los Angeles, e a outra segunda-feira em Bellflower, a poucos quilômetros dali, informou Ed Winter, porta-voz do instituto médico-legal do condado de Los Angeles.

O condado de Los Angeles, que cobre 10.500 km², é o mais povoado do país, com mais de 10 milhões de habitantes.

As duas pessoas mortas, homens de 45 e 33 anos, apresentavam sintomas correspondentes aos da gripe. As análises devem determinar se as vítimas foram infectadas pela cepa do vírus da gripe suína, cujo epicentro se encontra no México.

Se estas duas mortes forem, de fato, ligados a este vírus, serão as primeiras registradas nos Estados Unidos desde o surgimento da epidemia. As autoridades do México disseram que a gripe suína pode ter matado 152 pessoas em todo o país.

Algumas escolas foram fechadas nos cinco Estados em que foram registrados casos da gripe suína dos EUA --Nova York, Texas, Califórnia, Carolina do Sul, Connecticut e Ohio.

México

Em entrevista coletiva, o prefeito de Cidade do México, Marcelo Ebrard, anunciou que entrou em contato com uma empresa suíça considerada, segundo ele, "a melhor do mundo em desenvolvimento e pesquisa do genoma", para poder combater o vírus em melhores condições.

"Ontem, houve sete mortes nos hospitais do governo da cidade, e com isso o acumulado chega a 22", afirmou o secretário de Saúde da capital, Armando Ahued.

Há 1.995 pessoas com suspeita de ter contraído a gripe suína no México, o país mais atingido pela infecção. O número de mortes que podem estar relacionadas à doença pode chegar a 152, incluídas as 22 mortes confirmadamente relacionadas ao vírus.

Na Cidade do México, máscaras cirúrgicas estão sendo distribuídas à população e eventos públicos foram cancelados. As aulas foram suspensas em todo o país até o próximo dia 6 de maio e o presidente Felipe Calderós assumiu poderes emergenciais para isolar pessoas infectadas.

O ministro da Saúde da Nova Zelândia, Tony Ryall, disse nesta terça-feira que testes realizados em um laboratório da OMS na Austrália confirmaram três casos de gripe suína no país. Foram examinados dez estudantes e um professor de uma escola da cidade de Auckland que estavam apresentando sintomas da gripe suína depois de chegarem, no sábado, de um voo vindo do México.

Os 11 estão sendo tratados com o antiviral Tamiflu e ficaram em quarentena voluntária desde que os sintomas começaram a se manifestar, no sábado, informou o governo.

O ministro disse que havia mais 43 casos suspeitos no país, e que mais testes estavam sendo realizados. Todos tinham viajado recentemente para fora do país.

Alerta

A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou nesta terça-feira que a transmissão do vírus nos Estados Unidos pode ser a chave para explicar se a doença atingiu proporções pandêmicas --doença epidêmica amplamente difundida. O órgão pediu também aos governos que mantenham a vigilância, apesar de os casos confirmados até agora de gripe suína serem aparentemente leves, exceto os que causaram mortes no México.

"É cedo demais para dizer como seria uma possível pandemia desta gripe suína. A pior pandemia do século 20, a gripe de 1918 [que matou entre 25 e 40 milhões de pessoas] começou como relativamente leve e depois tornou-se muito grave", disse Keiji Fukuda, diretor-geral adjunto para segurança sanitária da OMS.

"Temos que ter muito respeito com o vírus da gripe, que pode evoluir de forma imprevisível", afirmou Fukuda que confirmou ainda que a OMS mantém o nível de alarme pandêmico na fase quatro, em uma escala de se 1 até 6, pois ainda não existe verificação de que tenha havido contágio do vírus entre estudantes de uma escola de Nova York, e que alunos que não estiveram no México tenham se infectado.

A mudança no nível do alarme ocorrerá somente se for confirmada se a transmissão de pessoa a pessoa tornou-se estável em uma comunidade ou em uma cidade --ou seja, que haja infectados que não "importaram" o vírus do México, onde surgiu o foco--, então se passará à fase cinco, já crítica, pois implica em um risco iminente de pandemia.

TV SALVAÇÃO. (CLIQUE NO ÍCONE DO VOLUME PARA HABILITAR O MESMO).