domingo, 18 de janeiro de 2009

Namorar ou Ficar-Parte 01

Namorar ou Ficar ?


O ser humano não foi criado para viver só. Ele foi criado para viver em comunhão: primeiro com Deus e , depois, com os seus semelhantes. A família foi a primeira instituição criada por Deus. Deus não criou a família pelo sistema experimental. Pelo contrário, o Seu desejo sempre foi agir em prol do homem, dando-lhe uma pessoa adequada para sua felicidade, conforme vemos em Gn 2.21-24, e em Gn 24.51.
Quando Isaque estava pronto para se casar, seu pai Abraão enviou um servo a sua pátria para escolher uma esposa para Isaque. O servo encontrou Rebeca e trouxe-a na volta para Canaã, para ser esposa de Isaque. Ele só se encontrou com Rebeca pouco antes de se casarem e não a namorou .
Isso pode parecer estranho, até mesmo espantoso, para uma pessoa jovem de hoje em dia, mas os casamentos arranjados pelos pais eram comuns nos tempos bíblicos.
Hoje, contudo, os jovens selecionam seus próprios companheiros.

FICAR
A sociedade atual está em constante trasformação. Termos novos são criados, termos antigos são reinterpretados. "Cada ser é dono de seu próprio universo", dizem, e todos devem criar para si os seus próprios padrões e verdades .
Jovens e adolescentes estão sendo formados nesta sociedade. Os conceitos aprendidos em família, não sobrevivem à avalanche de deseducação encabeçada pela mídia e pelos formadores de opinião. Isto é igualmente válido para o lado afetivo do jovem.

Até bem pouco tempo o namoro era algo pré-nupcial, com regras bem definidas e padrão aceito. Alguém, ao sentir-se atraído por outra pessoa, procurava-a, propondo-lhe namoro. O namoro consistia de encontros constantes, com diálogos sobre os dois, momentos de romance, com planos para o futuro.
Os encontros eram feitos na casa da moça, com a presença de familiares, na sala, ou no portão, até às 22 horas no máximo. Também constavam passeios, atividades e troca de correspondência.
Nas décadas de 60 e 70, o namoro sofreu grandes transformações com a liberdade sexual. Seus limites foram ampliados.
Como conseqüência, o número de jovens que se casaram grávidas ou ficaram sós aumentou e muito.
O namoro passou a ser a preliminar do casamento, faltando apenas o chamado "papel passado", trazendo assim uma sexualidade precoce. Preservativos entraram na lista de materiais comuns da lista de compras dos adolescentes, assim como a pílula na década de 70.

Por serem mal formadas muitas famílias tornaram-se desestruturadas, terminando em divórcios. Filhos cresceram sem modelos a serem seguidos. Na década de 80 a chamada "AMIZADE COLORIDA" entrou em ação. Tratava-se de algo diferente do namoro normal. Rapazes e moças mantinham encontros libidinosos, com o compromisso de não terem quaisquer compromissos! Foi assim que surgiu o ficar.

No mundo, "FICAR" significa "Ter um relacionamento sem compromisso". É o prazer de fazer tudo que as pessoas bem intencionadas fazem, mas de uma forma descompromissada. É brincar com os sentimentos dos outros sem se importar com as conseqüências.
Quem "Fica" não ama, pois quer apenas um relacionamento descompromissado. Se der certo bem, se não der, vamos partir pra outra, pois nesse tipo de relacionamento não há nenhum tipo de responsabilidade ou compromisso. Isso é mundano e maligno, pois é uma forma de enganar, ludibriar e iludir os sentimentos das pessoas.
Os rapazes e as moças devem ficar atentos quanto a esse espírito impuro de libertinagem. Não permita que esse tipo de espírito "fique" com você. Não permita que ele faça de você uma pessoa descompromissada, sem responsabilidade para com seus atos, sem caráter. Um pessoa que não tem coragem de assumir seus atos é sem caráter e indigna de confiança e respeito. Fuja de tal tipo de pessoa.

Namorar ou Ficar-Parte 02

NAMORAR

O namoro é o método usual de se encontrar um companheiro para o casamento.
O namoro sempre permite que se observe e se conheça mais sobre aquela pessoa especial a quem se está considerando como um possível companheiro, com quem passaremos o resto de nossas vidas.
Obviamente, o namoro pode e deve ser agradável, mas também dever ser sério. A seleção de um parceiro para o casamento é uma das mais significativas decisões que uma pessoa fará na vida.
A Bíblia ensina que quando um homem e uma mulher se casam, deverão permanecer casados pelo resto de suas vidas. Uma má escolha do companheiro é uma decisão que pode causar muito sofrimento mais tarde na vida.

Que tipo de companheiro deverá um homem ou uma mulher estar procurando?
Freqüentemente, os jovens escolhem seus namorados na base da aparência física.
Rapazes querem namorar mulheres com corpo bem feito e feições atraentes. As moças querem namorar homens com corpo forte e feições elegantes.
Infelizmente, a atração física não é uma garantia de que um jovem será um bom esposo ou de que uma moça venha a ser uma boa esposa. (um dia a atração física pode acabar.)
Não é errado, certamente, ser-se atraído pela beleza física, mas o bom caráter é o que dá a felicidade no casamento (1 Pedro 3:1-7).


COM QUEM VOU NAMORAR?

Ao procurar alguém para namorar, você deve primeiramente levar em conta uma condição básica apontada na Bíblia: " Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?(2 Co 6.14).
Você já deve ter percebido a grande incompatibilidade de idéias e comportamentos que pode haver entre um crente e um incrédulo. Imagine ter de conviver com uma pessoa assim pelo resto da vida! Não fica esquisito você estar no culto Domingo à noite e a seu namorado num baile?
Ou você trazer a namorada para a escola dominical e ela ficar fumando no pátio da igreja?
Ou o Pastor estar entregando uma mensagem tremenda e o namorado ou namorada olhando para o teto para passar o tempo.
Procure alguém que pertença a igreja e que tenha acima de tudo, um bom testemunho cristão. Alguém que pense como você e que tenha a mesma preocupação com a vida espiritual.
Você já pensou nas qualidades que espera encontrar na pessoa amada, no seu futuro esposo, ou esposa? Observe as dicas a seguir :

O que ele (a) pensa sobre Deus?
Ele (a) dá testemunho de uma vida comprometida com Deus?
Como ele(a) reage às suas fraquezas e defeitos?
Como reage aos problemas que a vida traz?
Ele (a) é bondoso(a)? Educado(a)? É companheiro(a)? É amigo(a)?
É briguento(a)? Já estabeleceu alvos para o futuro?
Você encontrou a pessoa certa?
Já se sente com maturidade suficiente para encarar o amor e suas responsabilidades?
Orou ao Senhor, e obteve uma resposta afirmativa, até de seus pais?

O CONSENTIMENTO DOS PAIS

Alguns pais exigem que o rapaz antes de namorar a filha, venha pedir a eles o consentimento para o namoro. Não interprete essa atitude como um ato de ditadura. Ao contrário, os pais têm todo o direito de saber quem a filha irá namorar.
É um gesto bonito apresentar-se a eles e revelar as intenções que você tem quanto ao futuro, pois sendo você um cristão, elas só podem ser boas. Há pais que não fazem esse tipo de exigência, mas não deixe que eles saibam pela boca de outros que você está namorando.
Quando os pais reprovam um namoro, procure descobrir o motivo. Se houver alguma questão grave envolvida, o namoro em princípio não deve continuar. Se existe verdadeiro amor entre vocês e se ambos estão na vontade de Deus, dêem-se um tempo para orar.
Não provoquem os seus pais, porque essa atitude não terá a aprovação de Deus.
Esaú, irado por ter perdido a benção da primogenitura, casou-se.com mulheres de uma nação que os pais detestavam, só para provocá-los. E elas " foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito"(Gn 26.35). Não imite Esaú, busque Deus, pois Ele não deixará dois servos fiéis sem resposta.
Coloque seus anseios quanto a pessoa pretendida em oração e espere em Deus. Deus pode te dar 3 respostas: Sim, não ou espere.
O ser humano sempre tem dificuldade em ESPERAR.
Deus por toda a Bíblia nos orienta a esperar por Ele, como em Salmo 46.10- "Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus..." Quando ao invés de aquietar, nós nos inquietamos e começamos a agir por conta própria, nós acumulamos frustrações e problemas.
Ao procurarmos o querer de Deus para nossas vidas, descobrimos a grande verdade descrita em Rm 12.2 "E não vos conformeis com este mundo, mas tranfsformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus ".

Namorar ou Ficar-Parte 03

Ele sempre quer o melhor para nós.

O namoro cristão não pode seguir padrões mundanos, mas deve ser orientado pelas Escrituras. A partir do momento em que você tiver maturidade para assumir um compromisso, procure alguém que tenha primeiramente um compromisso com Deus, sem esquecer que esse namoro deve ser regido pelas normas da família e da igreja, mas acima de tudo pelos preceitos imutáveis da Palavra de Deus.

“Deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á a sua mulher.’ (Mc 10:7)”.


Siga a orientação de Deus, pois vai valer a pena! Caso contrário, vá curtir sua juventude, seus amigos e cada etapa desta emocionante fase da vida , pois ainda não é o seu tempo para namorar.
Namorar é muito bom, mas namorar dentro da vontade de Deus é melhor ainda!!!

OS 10 MANDAMENTOS DO NAMORO


1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.
2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado.


3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.
4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento, somente dentro do casamento; fora dele é impureza, é FORNICAÇÃO.

Fornicação: (gr.porneia).Descreve uma ampla variedade de práticas sexuais, pré ou extramaritais. Tudo que sinifica intimidade e carícia fora do casamento é claramente transgressão dos padrões morais de Deus para seu povo.

Para refletir: Ap 21.8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte .


5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.
6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho e renovo ao relacionamento.

7. Mantenha a dignidade e o respeito: O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.
8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.
9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.
10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.


A vida amorosa do cristão consiste primeiramente em namorar afim de conhecer o futuro conjuge, depois o casamento em si e finalmente as núpcias, que é um presente de Deus.

O inimigo inverteu a ordem no mundo, fazendo com que os namorados primeiro façam as núpcias, depois namorem por namorar e depois casem, para então se conhecerem.

Saiba que esse espírito chamado "Ficar" ou "Vou dar um tempo" é enganador, mentiroso, e ilusionista. Brinca com os sentimentos dos outros e depois diz: "não tenho culpa se fulano levou a sério..."


Já pensou se Jesus apenas brincasse de te salvar?
"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele". I Jo 2: 15.

TV SALVAÇÃO. (CLIQUE NO ÍCONE DO VOLUME PARA HABILITAR O MESMO).