quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PALAVRA DA CRUZ




LOUCURA DA PREGAÇÃO

1 Coríntios 1.18-25 – Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que  somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”.

O que é mais desprezível do que uma pessoa louca? Ontem estava no Banco do Brasil e um senhor se aproximou e começou a falar de si e de acontecimentos de sua vida. Logo todos percebemos que aquele homem não estava muito bem. Um comportamento comum a todos nós foi não dar muita atenção a ele, pois ele se exaltava a cada momento. Todos optaram por deixá-lo falar sozinho. A realidade é que nenhum de nós estava disposto a perder tempo ouvindo coisas desagradáveis e inúteis provinda da boca de alguém que está mentalmente desequilibrado.

Mas o louco não deve ser desprezado todo o tempo. Pode acontecer de um louco te alertar para verdades importantes que nunca tinham passado por sua cabeça. “Um motorista se viu em aperto quando o pneu de seu carro caiu em frente a um sanatório. Ele desceu do carro e percebeu que o problema ocasionou porque os parafusos da roda caíram. Ele olhou para todos os lados e não havia ninguém para ajudá-lo. Só havia um louco que o observava, grudado no portão do sanatório. Desolado o motorista resmungou em voz alta dizendo que estava perdido. O louco lhe disse: Moço, pega um parafuso de cada uma das outras três rodas e cada uma das rodas terá três parafusos. Dá para você ir embora. O motorista, admirado, disse ao louco: Você não é louco? – Eu sou! Mas como pode solucionar esse problema assim? – É que eu sou só louco…!

O estudo de hoje mostra o caminho usado por Deus para transmitir ao mundo a Sua mensagem salvadora. Qualquer um que quisesse ensinar algo importante escolheria as formas mais aceitas pela sociedade, mas Deus usou as coisas loucas do mundo para mostrar ao mundo que Ele é o Salvador. Ele usou o método mais controvertido para dificultar a aceitação da salvação que ele mesmo oferecia. Aqueles que crêem o fazem usando o caminho mais cheio de espinhos e pedregulhos. Os caminhos asfaltados são os caminhos da mentira, travestida de verdade fácil. Para caminhar no caminho da mentira é fácil e não requer luta pessoal e muito menos exige da pessoa que gaste muita energia mental. Mas para seguir a verdade e encontrar a salvação é necessário caminhar pelos caminhos mais difíceis e que irão requerer de você uma luta constante, pois a vontade de desistir e de duvidar sempre estará diante de ti.

O título dessa perícope é 
A Mensagem da Cruz”. Depois de Paulo mostrar que o Povo de Deus é especial; que ao aceitar a graça de Deus a pessoa passa a vivenciar os efeitos da graça em sua vida; de mostrar que a Igreja do Senhor não foi criada para se dividir; e que, quando alguém estiver vivendo no erro é necessário que se faça denúncia usando métodos específicos para que haja correção na igreja, Paulo agora vai mostrar aos crentes o teor da mensagem que ele oferecia à igreja. Era uma mensagem que o mundo acharia LOUCA.


TV SALVAÇÃO. (CLIQUE NO ÍCONE DO VOLUME PARA HABILITAR O MESMO).