sábado, 19 de março de 2011

DR. DAVID ACUNA - A CRUCIFICAÇÃO , UMA PERSPECTIVA MÉDICA

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Eu acredito que o sofrimento de Cristo e a demonstração do tipo de aflição fisiológica sob a qual seu corpo humano estava são manifestos no jardim do Getsêmani, onde é descrito que ele estava suando sangue. E lá está bem documentada uma condição médica em que pacientes que estão sob enorme quantidade de estresse emocional e fisiológico podem, de fato, suar sangue por causa do estouro de pequenos vasos sob as glândulas, expelindo o sangue.

O AÇOITE
O açoite envolveu o uso de um chicote curto, com peças geralmente de metal, às vezes ossos, às vezes peças de porcelana envolvidas nessas tiras de couro, que eram utilizadas para rasgar normalmente as costas, os ombros e as pernas da vítima. E as primeiras chicotadas rasgam uma parte específica do corpo, cortando a pele, a gordura, mas, eventualmente, uma vez que as camadas externas se abram, elas começariam a chegar aos músculos e tendões. E,naturalmente, ao longo do caminho elas cortam todos os vasos sanguíneos de suprimenton aqueles tecidos. E você está perdendo sangue o tempo todo.

A COROA DE ESPINHOS
A planta que foi descrita, na verdade, tinha um espinho muito longo. Não os espinhos pequenos que pegaríamos de uma roseira. Estes eram espinhos de, normalmente, uma polegada e meia ou duas polegadas de comprimento. O couro cabeludo é uma das porções do nosso corpo com maior número de vasos sanguíneos. Há vasto suprimento de sangue lá em cima.Então, ter aqueles espinhos empurrados até a placa bonni e teria passado por todo o couro cabeludo, provocando enorme perda de sangue. Eu vi pessoas que sangraram até a morte por apenas uma lesão do couro cabeludo. Portanto, não é uma lesão pequena ter dezenas dessas coisas empurradas para dentro do seu couro cabeludo, de modo que isso teria causado a perda de mais sangue.

CARREGANDO A CRUZ
Normalmente, quando a vítima tinha que carregar a cruz, era descrito na literatura, melhor dizendo, na literatura romana, que ela levava a barra horizontal. E a barra horizontal sozinha era estimada em 50 quilos. E, obviamente, se o seu braço está preso aqui, agarrado em cima da barra transversal, e você cai, você precisa de ajuda para se levantar. Você não pode se levantar sozinho simplesmente, porque não há nenhuma maneira possível, sem os braços para se levantar.Então, Ele teria precisado de ajuda para se levantar. Se ele caiu, existe uma grande chance de ele ter batido o peito. O que, então, poderia contar com a possibilidade de uma lesão cardíaca.

OS CRAVOS
Anatomicamente, podemos considerar o pulso como parte da mão e, assim, que os pregos foram colocados entre o rádio e a ulna, nessa posição que se encaixa na definição de estar na mão. E é em uma posição em que o prego não vai rasgar para fora, porque você tem que ter um sólido ponto de fixação. Outro ponto interessante sobre a colocação dos pregos é que o nervo médio passa exatamente através daquela parte especial do pulso, de modo que a destruição ou choque do nervo teria provocado enorme dor. Cada vez que você tentasse tomar um fôlego,você estaria agonizando. Você estaria empurrando os pés em dor, o que, naturalmente, dói, e então você estaria pendurando os braços em dor. E assim você alterna de uma dor excruciante para outra dor excruciante. Cada vez que você tomar um fôlego.


A LANÇA
Portanto, mesmo se Ele sobrevivesse à presente crucificação, Ele teria que sobreviver ao que me parece ser uma lesão letal da lança. Isto define se Ele está vivo ou não. O que é descrito é uma grande quantidade de água e sangue, e implicaria tanto uma infusão pleural quanto uma infusão de pericárdio, e o sangue teria que vir de uma artéria pulmonar, veia pulmonar, aorta, veia cava ou do próprio coração. Nenhuma dessas lesões poderiam ser resistidas depois de alguns minutos, a menos que fossem tratadas imediatamente por um cirurgião do trauma, como eu, com todos os avançados equipamentos que temos.

ELE REALMENTE MORREU?
Cristo, como Filho de Deus, poderia ter sobrevivido a qualquer coisa. Ele escolheu manifestar-Se como um ser humano naquele período da história. E Ele permitiu-Se morrer. E como humano, naquele momento, Ele não poderia ter sobrevivido a essa série especial de traumas. Isso não é possível. Cristo é Deus. Ele poderia ter sobrevivido a tudo o que lançassem contra Ele. E Ele escolheu ser Cristo, o homem, naquele período da história, para morrer pelos pecadores. E, pela auto-limitação de permanecer sendo humano, Ele morreu. Ele não sobreviveu ao evento.






Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?

Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.

E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.

Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.

Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.

Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

TV SALVAÇÃO. (CLIQUE NO ÍCONE DO VOLUME PARA HABILITAR O MESMO).