quarta-feira, 30 de junho de 2010

Presbitero morre durante o culto, em pleno altar!

O vídeo a seguir mostra a filmagem da morte ao vivo de um presbítero de 87 anos de idade, da Igreja Assembleia de Deus de Botucatu (SP). O vídeo tem 10:10 min. de duração e ali pelo 3:08min o presbítero dá seu último suspiro, enquanto uma moça canta o verso "Chegou a sua hora...". Meio minuto depois, o pastor percebe o acontecido e o culto prossegue, com alguma agitação atrás da cantora. Depois, o pastor lidera a congregação no cântico do hino "Mais Perto Quero Estar".


Abaixo, toda a explicação, que pode ser vista no Uma Vida com Deus, em Noticias/ Nota de Falecimento, relata todo o contexto do que ocorreu naquela noite:

Prezados irmãos e amigos, a paz do Senhor esteja com todos vós!

Realmente o vídeo no YouTube, não é possível acompanhar todo o ocorrido. Porém, aguardem que estamos dividindo o vídeo em partes para colocá-lo no ar.

Outros fatores marcaram esse episódio. No quarteirão da residência do irmão Anísio, ele era o único crente, e não se sabe até a presente data, a causa de uma queda de energia, ficando somente o quarteirão no escuro, e exatamente na hora da partida do irmão. Ou seja, Deus estava mostrando para a esposa do irmão Anísio, e para todos os seus vizinhos que uma luz se apagara naquele quarteirão...

Este irmão era presbítero (um cargo eclesiástico na igreja) um senhor com 87 anos de idade, que iria completar no dia 26/12, 88 anos. Um homem crente, temente e fiel a Deus. Seu desejo (e ele falava a todos) era partir para a eternidade dentro da igreja, e Deus lhe privilegiou. Permitindo sua partida, logo após ter pregado a palavra de Deus.

Não nos omitimos em socorro, apenas glorificamos a Deus, por ser SUPREMO e ABSOLUTO e faz o que melhor lhe apraz... Oxalá que minha partida para a Glória assim fosse!

Iniciamos o culto com a liturgia de sempre, e no momento das pregações, por ser um senhor idoso, e muito respeitado por todos, pedimos que nos trouxesse a pregação da noite, o que fez, como sempre, com brilhantismo... Inclusive, pregou no texto de João 11, sobre a ressurreição de Lázaro, dando ênfase nos vs. 25, 26, 43 e 44. O interessante, é que o irmão Anísio, possuía duas bíblias, a que trouxe para a Igreja no dia do seu falecimento, e diga-se, estava toda marcada com esferográfica vermelha, que ficou dentro da bíblia, e outra bíblia, que estudava em casa. Ao visitar sua esposa (não evangélica) esta mostrou-me a bíblia de estudos com as mesmas anotações, com um detalhe interessante, no versículo 44, quando termina o mesmo, o irmão Anísio faz um traço em vermelho, e escreve: Fim. (O que nos faz acreditar, que até ali, lhe fora permitido por Deus, falar, e nada mais...) Foi exatamente o que fez...

Após concluir sua prédica, (em todas as vezes que o irmão Anísio pregava, concluía suas palavras dizendo o seguinte: “Os irmãos continuem orando em meu favor para que eu tenha vida e saúde para continuar falando do grande amor de Deus”). Nesse dia, excepcionalmente, não disse o mesmo, mas disse: “Muito obrigado pela vossa atenção” e encerrou.

A Igreja, os pastores e boa parte da família do nosso querido e já saudoso irmão Anísio estiveram presente, inclusive, seu filho que é Pastor em S. Paulo no setor de Tucuruvi e neto do irmão Anísio, que também é Pastor junto com o pai em S.Paulo estiveram presentes. E ainda, um padre muito amigo do irmão Anísio se fez presente na hora do culto fúnebre.

Assentou-se em seu lugar de sempre, e falou comigo assim: “Pastor me perdoe se tomei muito tempo”, ao que lhe respondi: “Nem me peça perdão, o irmão não pecou, somente pregou a palavra de Deus, fique em paz”. E enquanto se ouvia um cântico, inclinou a cabeça, e ao levantá-la, partiu para a eternidade sem esboçar sequer um gemido, um ai, ou qualquer outra reação, simplesmente partiu... (espiritualmente, atente para o cântico, e ouça que a cantora canta “e chegou a tua hora” nesse momento o irmão parte...).

Temos o culto gravado sem edições e cortes, para, se necessário, em juízo, ser apresentado.

Ao detectarmos sua partida, verifiquei pulsação, batimentos cardíacos, embora não seja médico, mas pastor; e imediatamente, meu filho que é presbítero na Igreja, ligou para pedir auxilio do Corpo de Bombeiro (resgate) que se demoraram cerca de uns 10 minutos. Enquanto não chegavam, o deitamos nas cadeiras do púlpito, e senti desejo de adorar a Deus cantando, pois, cantamos quando nasce uma criança, mas também quando o Senhor recolhe ao descanso um servo Seu. Aguardamos a chegada dos bombeiros, que ao chegar ao templo verificaram que realmente o irmão Anísio já havia falecido, porém, comunicaram-nos, que iria levá-lo ao pronto socorro da UNESP em Botucatu, para a constatação da causa morte, o que fizeram. E não permiti que fosse filmado o corpo do nosso querido irmão deitado sobre as cadeiras e nem a retirada do mesmo pelo corredor central da Igreja, pois, estávamos ao vivo para o mundo todo pela nossa WebTV “Uma Vida com Deus”. Porém, respeitosamente, em silêncio total, pedimos que toda igreja se levantasse e num gesto humanitário e cristão, e aguardássemos a retirada do corpo de nosso irmão do templo. Como não tínhamos mais condições de continuar com o culto, finalizamos o mesmo, e mantivemos o Templo aberto para o velório, pois, era desejo do irmão Anísio ser velado na Igreja. Tão logo fosse liberado seu corpo.

Deus continue abençoando em Cristo Jesus a todos, que deste vídeo tomar conhecimento

Segundo relatos de pessoas, e enfermeiros no hospital, disseram que, quando o corpo do irmão era retirado do veículo de resgate e era conduzido ao PS, era como que uma luz estivesse adentrando de corredor adentro do hospital... E perguntaram o que era aquilo?. E foi dito, que ele era um crente em Jesus, disseram: “só podia ser...”

Pastor Rúben Oliveira Lima - Igreja Assembléia de Deus em Botucatu – São Paulo


Veja também o último sermão pregado pelo irmão Anízio, poucos minutos antes de sua promoção ao Céu:

sábado, 10 de abril de 2010

UMA TEOLOGIA DO SEXO

UMA TEOLOGIA DO SEXO

O que Deus criou primeiro: a fome ou a comida? Deus fez o homem ter fome e depois inventou o alimento para saciar a necessidade? Ou será que Deus primeiro inventou os alimentos e, em seguida, deu ao homem um apetite que o motivasse a buscar esse bom presente de Deus? Enquanto nós geralmente criamos uma necessidade para depois conseguir satisfazê-la, Deus tem um fim antes mesmo do início. Ele cria bons presentes e, só depois, cria uma necessidade para eles. Ele não cria uma necessidade para a qual não haja preenchimento. O tema deste capítulo é, simplesmente, sexo, e quero oferecer uma breve teologia do sexo e do desejo sexual. Quero ajudá-lo a ver por que Deus criou o sexo, por que ele criou o desejo sexual, e por que ele distribuiu o desejo sexual em medida desigual.

SEXO

Deus nos dá o sexo porque ele tem um poder ímpar de conduzir um marido à sua esposa e uma mulher ao seu marido. Ele sabe disso porque ele é Quem inventou isso! Ele o fez de um modo que o sexo é muito mais do que a soma de suas partes. Poderíamos descrever o sexo apenas em termos de partes do corpo e hormônios, mas nunca chegaríamos nem perto de entender o que ele é. É como tentar descrever um bolo só em termos dos seus ingredientes – farinha, leite, ovos (ou, se fôssemos descrever a Ceia do Senhor, fazendo referência apenas a comer pão e beber vinho). Sexo vai muito além do aspecto meramente físico. Ao contrário, estende-se para o emocional e espiritual. É através da união sexual que duas pessoas são feitos uma só. É um mistério que só pode ser comparado, em termos de impacto, com a união de Deus ao seu povo, como somos enxertados nele.

Deus deu-nos algo extraordinariamente poderoso e foi sábio em colocar limites rigorosos sobre isso. Ele tem todo o direito de fazê-lo porque ele é quem criou o sexo e criou sua função. Sexo, então, é para ser compartilhado apenas entre um marido e sua esposa, e não pode ser estendido para outros, quer antes do casamento, quer durante o casamento (Mateus 5:27,28). O sexo não deve ser despertado até a hora certa (Cantares 8:4). Sexo é para ser praticado regularmente, durante um casamento (1 Coríntios 7:1-5). Tais limites não são destinados para inibir a liberdade, mas para aumentar a liberdade. Quando usamos este dom como Deus o quer, ganhamos grande alegria e liberdade nele. Quando utilizamos o dom de forma errada, acabamos sofrendo por tal abuso.

A finalidade do sexo, então, é fornecer um meio único através do qual o marido e sua esposa podem conhecer um ao outro, servir um ao outro, expressar vulnerabilidade, dar e receber. Nenhuma outra área no casamento oferece tanto a ganhar e tanto a perder. Nenhuma outra área no casamento põe o casal tão junto. E nenhuma mensagem poderia estar mais longe do que o que é visto na pornografia.

Muitos teólogos têm tentado chegar ao significado mais profundo do sexo. “Sexo é uma imagem, uma metáfora, para apontar-nos as alegrias do céu”, eles poderiam dizer. E talvez isso seja verdade. Mas eu não acho que a Bíblia nos diz isso claramente. Também não estou convencido de que precisamos encontrar algum significado mais profundo no sexo a fim de afirmar a sua bondade. Sexo é inerentemente bom, porque foi criado por um Deus bom. Não é necessário construir uma teologia complexa em torno do sexo como se ele só fosse bom em algum tipo de sentido secundário. Ele é perfeitamente bom em si mesmo. Mesmo que seu sentido último não seja mais profundo do que o prazer e a satisfação mútua, o sexo é bom porque Deus é bom. Ele poderia facilmente ter decretado que o sexo fosse uma parte integrante de cada casamento e, em seguida, fazê-lo intrinsecamente desagradável. Ele não o fez. Ao contrário, ele fez o sexo quase transcendente no seu prazer. Em seu melhor, o sexo realmente transcende a maior parte dos outros prazeres da vida. Em sua singularidade, em sua alegria, em sua liberdade e vulnerabilidade. E nestas coisas, o sexo põe marido e mulher juntos em uma maneira única e inigualável.

Quando você entende isso, você deve também compreende porque o sexo é para ser desfrutado apenas entre marido e mulher. Você compreende porque Deus proíbe o sexo pré-marital (fornicação), porque ele proíbe o sexo fora do casamento (adultério) e por que ele proíbe o sexo egoísta (masturbação). Todas estas coisas zombam da realidade. Todas estas coisas são abusar do bom presente de Deus.

DESEJO

Juntamente com o sexo, Deus criou o desejo sexual. Quando jovem, eu, como tantos outros, lutava com a incapacidade de expressar meu desejo sexual crescente e até mesmo me lembro de clamar a Deus perguntando por que ele tinha me dado esse desejo. Muitas vezes o desejo sexual é um fardo pesado. A resposta às minhas perguntas veio só mais tarde.

Há alguns que dizem que o desejo sexual existe apenas para motivar a procriação, que a desejo de fazer sexo vai levar o marido a juntar-se à sua esposa com o feliz resultado de concepção. Aqui C. S. Lewis aplica um corretivo útil (em seu livro Cristianismo Puro e Simples). Ele afirma que a finalidade biológica do sexo é a procriação (e não podemos perder de vista este objetivo importante do sexo), mas ele traça um paralelo útil com o apetite que temos para o alimento. A finalidade biológica de comer é para reparar o corpo e, embora algumas pessoas sejam dadas à glutonaria, nós sabemos que o apetite vai um pouco além da finalidade biológica. Um homem conseguiria comer duas vezes mais comida do que seu corpo necessita para seus efeitos biológicos, mas poucos vão comer isso tudo.

Quando se trata de sexo, porém, o apetite excede em muito a sua finalidade biológica. Se o apetite sexual correspondesse à sua função biológica, a pessoa só teria desejo sexual algumas vezes na vida, ou então ela teria milhares de filhos. Será que isso não nos ensina que Deus deseja que façamos sexo por motivos além da procriação? A única outra alternativa é que esse apetite é um produto do pecado e deve ser suprimido. Mas não, isso não pode ser. A Bíblia é clara em legitimar o desejo sexual. O desejo dentro do casamento e o desejo pelo seu próprio cônjuge são legítimos diante de Deus.

Deus dá desejo sexual ao homem, um apetite sexual, porque quer que ele tenha relações sexuais com a sua esposa. Será que não pode ser simples assim? E mais, Ele dá um apetite forte que supera qualquer tipo de finalidade biológica, porque ele quer que o casal a faça muito sexo. Afinal, a única admoestação na Escritura quanto à freqüência do sexo no casamento é permitir apenas uma breve pausa, com um objetivo bem definido e, mesmo assim, apenas para o motivo específico de dedicar tempo à oração (ver outra vez 1 Coríntios 7), e ainda, mesmo assim, só se ambos estiverem de acordo. Na verdade, a Bíblia vai tão longe a ponto de dizer que o corpo da mulher pertence ao marido, que ele tem autoridade sobre o corpo dela. E que o corpo do marido pertence à sua esposa, ela tem autoridade sobre o corpo dele. O princípio dominante é que maridos e mulheres devem ter relações sexuais com freqüência e não recusar um ao outro este dom especial.

Sexo é uma parte integrante da relação de marido e mulher de tal forma que Deus deu o desejo de participar disso, de apreciar esse relacionamento. Este desejo sexual motiva o homem a buscar uma esposa e se casar com ela para assim, juntos, eles poderem desfrutar do sexo. Este desejo motiva o homem a continuar buscando sua esposa, mesmo depois de estarem casados. Sem este desejo, sem este apetite, seria muito mais fácil para nós evitarmos cumprimento do dever dado por Deus de ter relações sexuais (e muitas) e, por meio delas, a experiência da intimidade e da unidade (e muita). Então Deus dá o desejo que se destina a ser cumprido apenas dessa forma. Se nós não experimentarmos as dores da fome nós podemos não comer. Se nós parássemos de comer, nosso organismo iria parar e nós morreríamos. Se nós não sentíssemos desejo sexual poderíamos não ter relações sexuais. E se deixássemos de ter sexo, nosso casamento iria sofrer e morrer. Desejo sexual, então, é um dom de Deus dado não para atormentar, mas para motivar a obediência. Quando um jovem inevitavelmente sente o desejo sexual não é um convite à pornografia e masturbação, mas uma cutucada em direção ao casamento.

DESEJO DESIGUAL

No entanto, o desejo sexual, o apetite para o sexo, não é dado em igual medida. Ele é geralmente dado em maior parte para os homens. Por quê? A resposta, eu estou convencido, vai direto ao coração do relacionamento marido-mulher. Deus ordena que os homens, maridos, sejam líderes. Os homens têm o papel de liderança, enquanto as mulheres têm o de seguir. Deus quer que os homens tomem a liderança, mesmo no sexo e, portanto, ele dá aos homens um maior desejo sexual. Desta forma, os homens podem guiar suas esposas, tomar a iniciativa, tendo o cuidado de amar suas esposas de tal forma que elas desejem ter relações sexuais com seus maridos.

De modo geral, o homem encontra intimidade e aceitação através de sexo, enquanto a mulher precisa experimentar intimidade e aceitação antes que ela possa estar preparada para desfrutar o sexo. E assim Deus dá ao homem um apetite sexual tal que ele possa, por sua vez, fornecer para sua esposa necessidades antes que ela proveja para ele. Seu apetite sexual não pode ser separado de sua liderança. Se a mulher estivesse na liderança a este respeito, se ela sempre fosse a instigadora sexual, seria muito menos provável que o marido buscaria sua esposa e procuraria atender suas necessidades exclusivas. Você vê o quanto isso é bonito? O marido tem um desejo que somente sua esposa pode satisfazer, um desejo por sua esposa; Portanto, ele assume a liderança na busca de satisfazer esse desejo. Ele faz isso ao encontro dos desejos de sua esposa que, por sua vez, leva ela a apreciar e, finalmente, satisfazer seus desejos. E então, nesse ato de consumação, Deus concede a graça que ultrapassa a mera união de carne e osso.

Enquanto o marido lidera, a esposa é chamada por Deus a submeter-se à liderança de seu marido, mesmo no leito conjugal. Como em outras áreas da vida, ela é chamada a desafiar tal liderança somente se as exigências do marido violarem a sua consciência ou a lei de Deus. Podemos ver isso como uma responsabilidade da mulher, mas também temos de ver isso como uma responsabilidade particular do marido. Ele deve liderar de tal maneira que sua esposa não tenha nenhuma razão para recusá-lo. Ele deve ser sensível às suas necessidades e desejos. Ele deve reconhecer os momentos em que, por uma razão ou outra, seria muito difícil para ela doar-se a ele. Ele não deve tentar conduzi-la a atos que iriam deixá-la desconfortável ou fazê-la sentir-se violentada. Ele precisa exemplificar a liderança como um servo mesmo ali no quarto. Seus pensamentos devem ser primeiro a favor dela. O marido pode ter, às vezes, tendência de ser ou um tirano no quarto, abusando de sua liderança por dominação ou abdicação. Ele nunca deve fazer isso.

Se Adão e Eva gozavam sexo antes de sua queda em pecado (eu tenho a impressão de que a Queda aconteceu pouco tempo depois da Criação, mas creio que houve algum tempo entre os dois eventos, portanto, eles devem ter gozado do sexo perfeito por um pouco.) não deve ter havido uma só ocasião em que Eva recusou Adão porque nunca houve uma época em que ele não esteve pensando primeiro nela. Que razão teria ela para recusar? Mas depois que pecou, quando Adão parou de pensar em primeiro lugar em Eva e quando ela começou a se rebelar contra sua liderança, foi aí que o sexo tornou-se uma luta. E continua a ser uma luta hoje. Eu sei que a maioria dos maridos e esposas irá concordar que eles tiveram mais lutas sobre o sexo do que sobre qualquer outra coisa. O meio de graça mais especial para um marido e sua esposa se tornou a maior causa de conflitos. E isto é exatamente o que Satanás pretende. Apesar de Satanás odiar qualquer tipo de prazer, ele ainda os usa para seus fins. Seu plano é que as pessoas tenham muito sexo fora do relacionamento conjugal e pouco dentro da relação do casamento quanto possível. Seu plano é mascarar, ocultar o verdadeiro propósito do sexo por trás do prazer e o mostrar como um simples ato físico. É um plano inteligente e que tem sido provado eficaz repetidas vezes.

Você vê como a pornografia distorce tudo isto? A pornografia faz uma zombaria dos propósitos do sexo, do desejo sexual e do desejo sexual desigual. Enquanto Deus diz que a finalidade do sexo é a construção da unidade entre um marido e sua esposa, a pornografia diz que é apenas para satisfazer todo o desejo com qualquer parceiro. Enquanto o desejo sexual é bom, fazendo um marido buscar sua esposa (e a mulher o seu marido) pornografia diz que não pode e não deve ser controlada. Todas as mensagens da pornografia vão diretamente contra os propósitos de Deus.

Podemos não entender exatamente o que o sexo faz dentro de um casamento, mas podemos confiar que Deus tem seus motivos para inventá-lo e ordenar que o experimentemos. O sexo é um chamado para o marido buscar a sua esposa e para conduzi-la, como servo, para uma compreensão mais profunda e uma maior apreciação deste dom. É um chamado à mulher par servir o marido, confiando nele e confiando que os dons de Deus, quando usados como ele determinou, sempre fazem bem.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Com suas próprias palavras, descreva as finalidades para as quais Deus criou o sexo. Alguma vez você já pensou sobre o porquê Ele optou por criá-lo?

2. Você acredita que Deus pode criar coisas prazerosas, simplesmente porque Ele se deleita no prazer que elas nos trazem? Que exemplos, além do sexo, você pode pensar?

3. Você alguma vez já ficou frustrado ou zangado com Deus sobre o fato dele ter lhe dado seu desejo sexual?

4. Como um solteiro, que mensagem o desejo sexual está lhe enviando? Qual é a finalidade do desejo sexual em sua vida?

5. De que forma a pornografia zomba da intenção de Deus para o sexo?

6. Você acredita que é plano de Satanás que você faça o quanto mais sexo fora do casamento e menos dentro do casamento possível? De que forma isso seria uma vitória para ele?

7. Você acredita que Deus pode dar a você o que você precisa abster-se completamente do pecado sexual?

Por Tim Challies

sábado, 27 de março de 2010

Para onve vamos quando morremos?


(João. 12:24) - Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo
na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

A morte é a sombra que paira acima da vida humana.
É o julgamento. É a avaliação da sua vida e da minha feita por Deus.
Embora seja impossível, constantemente nós estamos tentando escapar da morte.
William Randolph Hearst proibiu que se usasse a palavra morte em sua presença.
Filipe II, rei da Macedônia e pai de Alexandre, o Grande, pelo contrário, comissionou um empregado para vir diariamente à sua presença e anunciar: "Lembre-se, Filipe, você deve morrer."

Quando nos apegamos aos valores humanos e agarramo-nos às tradições e costumes do passado, lutando para que permaneçam para sempre, impedimos que as coisas novas, que Deus preparou, nos conduzam ao almejado caminho da felicidade.

Não apenas o rei Filipe, mas todos nós precisamos morrer a cada dia.
Só assim poderemos desfrutar de uma vida abundante e gozar, no porvir, da vida eterna.

Se não morrermos para os nossos pecados não chegaremos à presença do Senhor onde há abundância de vida e de bênçãos.

Se não morrermos para o egoísmo e para a inveja, não viveremos para gozar e compartilhar o amor de Deus.
Se não morrermos para a incredulidade, jamais viveremos para comemorar a realização de nossos sonhos.

A sua vida tem sido usada por Deus?
Tem produzido frutos de arrependimento e perdão?
Tem alegrado o coração do Senhor?
Para onde vamos quando morremos?
Segue abaixo respostas cruciais para entendermos esta última pergunta...
HADES (grego) ou SEÓL (hebraico). É o lugar onde ficam os espíritos aguardando a ressurreição. (hoje neste lugar se encontra os espíritos dos ímpios). (Lc.16:22-23).
GEHENA (Mt.23:33). É o Inferno ou lugar de Castigo Eterno para os Injustos.
TÁRTARO. (2 Pe.2:4) Refere-se a Prisão de Anjos Caídos.
QUEBER. É a Sepultura, Cova ou Túmulo, onde acolhe o Cadáver.

O HADES, O MUNDO INFERIOR, O LUGAR DOS FALECIDOS.
Em Mateus.16:18 Jesus mencionou as seguintes palavras “As portas do Inferno” (Hades no Grego), lugar que merece um estudo profundo dentro das Escrituras.
Este lugar (Hades) vamos chamar de “O mundo invisível”.
Tanto o Velho Testamento como o Novo Testamento falam deste “Inferno” , sendo na língua hebraica “SEÓL” e na língua grega “HADES”.
Ambas as palavras significam o “Mundo Invisível “ , o lugar para onde vão os espíritos dos falecidos.
Nunca são usadas estas palavras em referência ao lugar final de detenção desses espíritos, e nem para significar a Sepultura do corpo, cujo termo hebraico é “ Queber ”.
O testemunho total das Escrituras, dos livros Apócrifos, dos livros Patrísticos e mesmo os livros de autores pagãos, é que o Hades ou Seól é o lugar onde, após à morte, são recolhidos os espíritos dos falecidos, quer dos justos, quer dos injustos. (Ler Is.14:9 ; Lc.16:23).
A razão da grande confusão reinante sobre este assunto é mesmo entre as heresias é porque às vezes as palavras gregas e hebraicas referentes ao assunto foram mal traduzidas.
Exemplo:
Hades, que às vezes é confundida com o Lago de Fogo; “Queber”, que somente tem a ver com o cadáver, confundem com “Inferno” que é lugar de espíritos; “Abussos” , que é tradução do hebraico “Abaddon” , é o “ Abismo” , mas lugar este diferente do Hades.

A. Onde Está o Hades? Quem o Habita?
Os mortos habitam no Hades.
Os mortos dividem-se em duas classes:
Os Justos, e os Injustos. (Ler Dn.12:2 ; João.5:28-29).
A Bíblia ensina que, à Morte, a Alma e o Espírito do homem, no caso do Injusto, não seguirão imediatamente para o lugar final de Castigo.
Para onde seguirão?
Eles seguirão a um lugar temporário, à espera do juízo do Grande Trono Branco, depois do qual irão para o lugar de suplício Eterno, ou seja, o Lago de Fogo.
  1. Os Mortos - Justos.

Todos os Justos, de Adão até à Ressurreição de Jesus Cristo ao morrerem, suas almas (com a possível exceção de Enoque e Elias que foram arrebatados) , desciam ao “PARAISO” , que naquele tempo constituía um “Compartimento” do “Seól” (Hades no grego).
Entre o lugar dos Justos e o lugar dos Injustos, no mesmo “Seol” , havia uma separação, veja o versículo a seguir:
(Lc.16:26)..” E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá.
O Seól ou Hades, como descrito nas Escrituras, é um mundo sombrio, um lugar de detenção e espera, até para os mais santos.
No Velho Testamento a morte de um Patriarca é descrita como sendo “ REUNIDO “ ao seu povo. (Gn.25:8; Gn.35:29; Nm.27:13;).
É o que significa a expressão em Lucas.16:22, quando os anjos conduzem Lázaro para o “ Seio de Abraão “.
A morte de um santo era uma “Descida” da alma a certo lugar para baixo. (Is.5:14; Gn.37:35; Gn.42:38; Nm.16:33).
Em Isaias.5:14 os ímpios descem à boca aberta do “Seól” (Não “ Cova ou Sepultura “ , como traduzida em Almeida).
Nas passagens de Gênesis temos Jacó pensando em sua morte, dizendo: “Descerei a meu filho à “Sepultura” ( A palavra no hebraico é “Seól “ e não “Queber”, configurando outro caso de uma má tradução! Jacó cria que seu filho José estivesse no Seól.
Em Numeros. 16:33 Coré, Datã e Abirão “Desceram vivos ao abismo”, a terra literalmente os tragando. Nessa passagem a palavra “Abismo”, no original é “Seól”.
Consequentemente, concluímos, pela leitura destas e outras correlatas passagens, que o Seól, ou Hades, o mundo invisível, está localizado em algum ponto abaixo da superfície da terra. (Cf. Ez.31:16,18; Ez.32:18).
O suposto profeta Samuel, na cena de I Samuel. 28:13-15, é descrito como “Subindo” da terra.
A parte do Seól em que estavam Abraão e Lázaro é o “Paraíso” de que Jesus falou ao ladrão crucificado ao seu lado (Lc.23:43) , dizendo que ali estaria com Ele naquele dia.
A palavra “Paraíso” é de origem Persa e significa uma espécie de jardim, usada simbolicamente quanto ao lugar dos Justos mortos.
No Paraíso Lázaro podia conversar com o rico que ali sofria o tormento dos Ímpios, havendo entre eles um “Abismo” intransponível. (Lc.16:19-31).
Depois se Sua morte Jesus esteve “ Três dias e Três noites no coração da terra”. (Mt.12:40; At.2:27; Ver. Ez.31:15-17).
O apóstolo Paulo descreve esse lugar como “ As regiões Inferiores da terra”. (Ef.4:9).
Portanto, concluímos que o Paraíso em que Jesus e o malfeitor entraram estava no coração da terra.

IMPORTANTE
Nesta descida ao Hades Cristo efetuou uma grande e permanente mudança na região dos salvos, isto é, nas condições dos Justos mortos.
Porque?
Estando Jesus no Hades por ocasião de sua morte, Ele “Anunciou “ a Sua vitória aos espíritos ali retidos.
É o que significa a expressão do apóstolo Pedro, que “Cristo......pregou aos espíritos em prisão....” IPe.3:18-20.
A palavra usada no original implica em Anunciar, Comunicar; não pregar, como se entende em homilética.
Mas quando Cristo “Subiu às Alturas “ levou cativo o cativeiro, isto é, levou uma multidão de cativos, os quais eram as almas dos Justos que estavam em descanso (Consciente) no Paraíso.
Vejamos a passagem bíblica que confirma essa verdade.
(Ef.4:8-10)..” Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens.....(V.9)..” Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra?....(V.10)..” Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
Dessa forma Cristo TRANSFERIU O PARAÍSO, do Seól ou Hades, para as regiões celestiais.........Muitas dessas pessoas libertas foram até RESSUSCITADAS nessa ocasião, segundo lemos em Mt. 27:52-53).
Cristo havia dito que as portas do Hades (Ou seja, esse lugar de detenção em que estavam guardados os Justos mortos) não prevaleceriam contra a sua Igreja. (Mt.16:18).
E não prevaleceram mesmo!!
Veja a exclamação do apóstolo: Onde está, ó morte, o teu aguilhão? (I Co.15:55; Ap.1:18).
O Paraíso continua sendo o lugar para onde vão os espíritos dos Justos que ora morrem, só que agora não acha-se mais no Seól e sim no Terceiro Céu (II Co.12:1-4).
O Paraíso está “ Na presença de Cristo” . (II Co.5:8; Fl.1:23).
Sendo que Cristo está sentado à destra do Pai.
Portanto concluímos que, agora o Paraíso também esta na presença imediata do Pai. (Hb.12:2; Ap.3:21; Ap.6:9).
Os Justos “não dormem” no sentido de estarem Inconscientes.
No Paraíso eles são “Confortados” (Lc.16:25).
Os Justos permanecem num estado de perfeita felicidade, em contraste com os sofrimentos horrível que experimentam os ímpios lançados no Hades. (Lc.16:24).
Os mortos Justos podem clamar em alta voz, fato que indica Consciência e a posse das faculdades mentais.
Vejamos a passagem bíblica que nos ensina isso:
(Ap.6:9-10)..” E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
(V.10)..” E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo
Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

O apóstolo Paulo descreve o estado dos mortos Justos como “Incomparavelmente melhor” a este nosso, da presente vida.
(Fl.1:23)..” Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Quando Cristo voltar, Ele trará consigo as almas dos que “dormem” (Seus corpos apenas dormem) no Senhor.
(I Ts.4:14)..” Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
Essas, unidas aos corpos ressuscitarão, seguirão para o Tribunal de Cristo onde serão julgados (Não para condenação ou absolvição) onde receberão seus Galardões.
Também participarão das Bodas do Cordeiro e depois reinarão com Cristo durante o Milênio de paz.
A nova Jerusalém, o lugar que Cristo foi preparar para o Seu povo (João. 14:2), será o lar dos Justos por toda a Eternidade e provavelmente durante o Milênio também. (Ap.21 e 22).

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