domingo, 26 de julho de 2009

Dispensações de Deus

O QUE É UMA DISPENSAÇÃO?

Dispensação de Deus é a Sua forma de tratar com os que a Ele estão sujeitos, especialmente com o homem.

Em português, nos dicionários, a palavra "dispensar" apenas quer dizer "distribuir". A palavra "dispensação", portanto, significa o "ato de dispensar ou de distribuir", ou "aquilo que é dispensado ou distribuído".
Dispensação vem do Grego OIKO= CASA e NOMOS=LEI, GOVERNO. Uma dispensação é o governo duma casa.
No Novo Testamento em grego, a palavra " oikonomia" é usada 7 vezes e significa "administração ou governo da casa":

Nas escrituras vemos que Deus tem 2 casas:

 A casa de Israel (At 2.36).

A casa da fé (ou, domésticos da fé) (Gl 6.10).


Cada uma destas casas tem um conjunto de regras diferentes de governo. O Conjunto de regras de Israel é a lei, o da Igreja é a graça.

Mas dentro da mesma casa pode ainda haver regras de governo diferentes. Ex.: Uma criança não pode sair sozinha para a rua, e mais tarde já pode. É assim que na casa de Israel vemos várias formas de governo diferente (várias dispensações).

A definição teológica é: "Uma dispensação é uma maneira ( ou um sistema) particular de Deus administrar Seu reinar sobre o mundo, à medida que Ele progressivamente executa Seu propósito para a história do mundo."


MUDANÇAS NAS DISPENSAÇÕES DE DEUS

Todos nós, que lemos a Bíblia, vemos que ocorreu uma grande mudança nos tratos de Deus com o homem, quando o mesmo caiu. Antes disso Adão e Eva tinham gozado comunhão com Deus, habitando na inocência do extraordinário jardim do Éden. Porém agora tudo mudou. O pecado separou todos homens de Deus. Adão e Eva foram expulsos do jardim. Uma profunda percepção de pecado e de vergonha passou a dominá-los. Viram-se nus e tiveram de se vestir. O homem teve de começar a ganhar a vida para si e para a sua família trabalhando arduamente, e a mulher teve que ter filhos com dor. Pior de tudo, o pecado entrou no mundo, e a morte também entrou através do pecado. Certamente que tudo isto envolveu uma mudança nas responsabilidades dos homens para com Deus e para com os outros.

Daqui em diante os tratos de Deus com os homens foram repetidas vezes mudados. O Governo Humano foi instituído após o dilúvio, com Noé (Gn 9:6); a dispensação da promessa começou com Abrão (Gn. 12:1-3); "a lei foi dada por Moisés" (Jo 1:17); "a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (Jo 1;17) e foi dispensada por Paulo, o principal dos pecadores salvo pela graça (Ef 3:1-3).

Assim, enquanto os princípios de Deus nunca mudam, as Suas dispensações, os Seus tratos com os homens, mudam de tempos em tempos. Isto inclui mesmo os termos de aceitação para com Deus:
- no princípio, eram requeridos sacrifícios cruentos (com sangue) (Gn 17:14; Hb 11:4);
- depois, mais tarde, foi acrescentada a circuncisão (Gn 17:14);
- posteriormente, a obediência a toda a lei Mosaica foi exigida (Ex 19:5-6; Rm 10:5);
- depois, foi requerido "o batismo do arrependimento para a remissão de pecados" (Mc 1:4; At 2:38);
-  e, para hoje, a exigência é: "ÀQUELE QUE NÃO PRATICA, MAS CRÊ NAQUELE QUE JUSTIFICA O ÍMPIO, A SUA FÉ LHE É IMPUTADA COMO JUSTIÇA" (Rm 4:5)

AS SETE DISPENSAÇÕES

1a. Dispensação: INOCÊNCIA (ou Liberdade):

 
Em Gn l .28, começa a "Primeira Dispensação". Uma Dispensação é um período de tempo em que o homem é provado com respeito à sua obediência e alguma revelação específica da vontade divina.
O homem foi colocado em um ambiente perfeito, sujeito a uma lei simples e advertido das conseqüências da desobediência. A mulher caiu pelo orgulho; o homem deliberadamente, Ef l. 10; I Tm 2.14. Deus restaurou as suas criaturas pecaminosas, mas a Dispensação da inocência terminou com o julgamento e a expulsão do casal, Gn 3.24. Nesta Dispensação o homem tinha uma perfeita comunhão com Deus, pois notamos que o Senhor andava no jardim na viração do dia, Gn 3.8. O homem foi dotado de inteligência perfeita e capacidade para poder administrar o mundo. Foi-lhe dado o direito de dar os nomes aos animais, orientado por uma intuição dos propósitos divinos a seu respeito.
O homem possuía por intuição, e não por um processo didático, uma perfeição física, mental e moral. A mulher foi feita não da cabeça do homem, para não governá-lo; nem de seus pés, para não ser pisoteada por ele; mas de seu lado, para ser amparada; e de perto do coração, para ser amada.

Responsabilidade do homem - manter uma relação direta com Deus.
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.    E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.  (Gn 1:27-28)

RESPONSABILIDADE : O lavrar e guardar o jardim , e o não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal.
    Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.  (Gn2:17)

FRACASSO : COMERAM
  E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.  (Gn 3:6)

JUÍZO: Expulsão do jardim. Pecado, dor e morte.
  E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.    E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.    Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.(Gn 3:16-18)

2a. dispensação: CONSCIÊNCIA (ou Autodeterminação)

 Com a entrada do pecado o homem passou a conhecer também o mal. Viram que estavam nus (Gn. 3.7-10) revela que passaram a conhecer o bem e o mal (Rm. 1.32; 2.15).Entrou na posse da consciência. A partir de então, sempre que agia mal um sentimento de culpa apoderava-se dele. O homem tem a partir de então uma natureza pecaminosa.
O início desta dispensação começa com o relato dum homicídio (Abel). É claro que termina com a terra cheia de violência (Gn. 6.11). Isso levou Deus a destruir a terra com o dilúvio (Gn. 6.17).

Responsabilidade - Ser governado pela consciência; obediência aos ditames desta

RESPONSABILIDADE : Ser governado pela consciência; obediência a mesma.
  E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.    Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,  (Gn 3:21-22)

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.  (Gn 4:4)
Aqui, duas Ofertas Diferentes:
 
1a) Abel oferece sangue. Ele mostrou penitência e desejo de aproximar-se de Deus. O sacrifício foi feito pela Fé nos atributos que ele via em Deus, I Jo 3.12. Devemos observar que havia uma grande diferença na conduta de Caim e Abel, que era um homem de fé e obediente ao Senhor, Gn 4.4; Hb 11.4 e Caim, ofereceu dos frutos do campo que cultivava, demonstrando um espírito de alta confiança, onde temos uma "Oferta Sem Fé", movida pela rebelião e pelo desprezo ao Redentor. Deus recebe a oferta de Abel e Caim revolta-se e mata seu irmão:
"É bom notar que a "primeira contenda" entre irmãos resultou em ódio, separação e morte ".
2a) Caim. Foi o primeiro a construir cidades e o primeiro a glorificar o nome do homem, Gn 4.17. Edificou uma cidade e pôs o nome de seu filho, Enoque.
 

FRACASSO : CORRUPÇÃO
  E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.  (Gn 6:12)

JUÍZO: DILÚVIO UNIVERSAL
  E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.  (Gn 6:7)

  Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.  (Gn 6:13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TV SALVAÇÃO. (CLIQUE NO ÍCONE DO VOLUME PARA HABILITAR O MESMO).