domingo, 5 de abril de 2009

Janela 10/40 e a Igreja Perseguida.

O que é a Janela 10x40?

          Janela 10x40 é uma faixa da Terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia. A partir da Linha do Equador, subindo, forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10x40.
          Calcula-se que, até hoje, menos da metade da população mundial, com as suas etnias e línguas, tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10x40, representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missionários do povo de Deus.
          Os países com as maiores populações não cristãs são: China, Índia, Indonésia, Japão, Bangladesh, Paquistão, Nigéria, Turquia e Irã, todos na Janela 10x40.
          Devido a estes fatos, torna-se primordial para nós, cristãos, neste novo milênio, focalizar nossos recursos, sejam espirituais, financeiros ou sociais, sobre o necessitado povo que vive na Janela 10x40.      
          Se desejamos mudar este quadro, devemos considerar alguns fatos de muita importância:
          - O significado Bíblico e histórico;
          - O domínio do islamismo, do hinduísmo e do budismo;
          - A pobreza acentuada;
          - A diversidade de línguas e culturas;
          - A concentração de seitas diabólicas.
          Nem todos os crentes sabem que no mundo ainda há povos completamente ignorantes da existência de Jesus Cristo e seu plano redentor. Poucos se importam em saber que hoje, no Oriente, há cristãos presos e torturados por causa de sua fé.
          Quantos têm um programa intensivo de oração pelos povos não alcançados pelo evangelho? Saber que há povos cometendo suicídios e guerras, por falta de esperança ou fanatismo, não é um assunto que interessa a todos os cristãos.
          Os cristãos no mundo estão direcionando apenas 1,2% do seu fundo e de seus missionários estrangeiros para bilhões de pessoas que vivem no mundo evangelizado.
          No mundo, ainda há dezenas de países com suas portas, total ou parcialmente, fechadas à entrada de missionários.
          Há vinte e oito países muçulmanos (sem incluir seis da antiga União Soviética), sete nações budistas, três marxistas e dois países hindus, formando o maior aglomerado de povos não alcançados.
          Por que evangelizar os povos da Janela 10x40?
          - Porque ali vive o maior número de povos não alcançados pelo evangelho. Cobre 1/3 (um terço) do total do planeta e representa 2/3 (dois terços) da população mundial. São cerca de 3,2 bilhões de pessoas em 61 países.
          - Porque ali está a maioria dos seguidores das três maiores religiões do mundo: Islamismo, Budismo e Hinduísmo.
          - Porque, de cada dez pobres na terra, oito estão nessa região.
          - Porque dos cinquenta países menos evangelizados do mundo, trinta e sete estão nessa área.
          - Porque as maiores capitais do mundo estão nessa região.
          De acordo com os missiólogos, há diversidades no número de povos não alcançados pelo evangelho hoje. Para Ralph Winter, há dezessete mil povos não alcançados e doze mil línguas.
          David Barrete declara que são onze mil o número total de povos não alcançados. Bob Waymire também arrola onze mil povos diferentes no mundo. Patrick Johnstone avalia em doze mil e dezessete o total de povos não alcançados em todo o mundo.
          Subtraindo desse número os povos entre os quais há cristãos, missionários de fora e autóctones, restam apenas mil e duzentos povos a serem alcançados. Em sua perspectiva, 99% da população do mundo será atingida com a mensagem do evangelho se ela for transmitida, no máximo, entre 400 e 500 línguas diferentes.
          Então concluímos que as missões ainda não são um assunto sério para muitas igrejas. Enquanto templos são enfeitados e grande parte do tempo é utilizado para inúmeros programas, missões é ocasional, não sendo assunto íntimo.
          Vejam algumas estatísticas dos povos não alcançados do Mundo, segundo alguns estudiosos:
          - A cada hora, dez mil e setecentas crianças nascem e morrem sem escutar as Boas Novas em países da Janela 10x40;
          - Cada hora de esforço missionário resulta em nove mil e oitocentas pessoas escutando o evangelho pela primeira vez;
          - O resultado é a redução no mundo não evangelizado de quinhentas pessoas a cada hora, ou pouco mais de quatro milhões de pessoas por ano.
          - Nove em cada dez dos países mais pobres do mundo estão na África e oito destes são parte do mundo menos evangelizado. 

          A Igreja é perseguida em muitos destes países. Pastores, obreiros e muitos fiéis são mortos diariamente, defendendo e proclamando o nome de Jesus.
          A Igreja Perseguida é formada por todos os cristãos que vivem hoje em países onde a pregação do Evangelho de Jesus Cristo é proibida. Ela é formada por pessoas que são vítimas de maus tratos e, muitas vezes, de assassinato. Estes nossos irmãos e irmãs têm sofrido agressões, ameaças, mortes. Alguns são levados como prisioneiros e torturados por amor ao Senhor Jesus.
          Cabe a nós ajudá-los.
          Como?
          Contribuindo com as missões e, principalmente, intercedendo em oração.
          Nossos irmãos precisam de nossa ajuda.



Um comentário:

  1. Otimo post. Um belo alerta para a igreja. Missões é obra urgente!!!!

    ResponderExcluir

TV SALVAÇÃO. (CLIQUE NO ÍCONE DO VOLUME PARA HABILITAR O MESMO).