domingo, 18 de janeiro de 2009

Namorar ou Ficar-Parte 01

Namorar ou Ficar ?


O ser humano não foi criado para viver só. Ele foi criado para viver em comunhão: primeiro com Deus e , depois, com os seus semelhantes. A família foi a primeira instituição criada por Deus. Deus não criou a família pelo sistema experimental. Pelo contrário, o Seu desejo sempre foi agir em prol do homem, dando-lhe uma pessoa adequada para sua felicidade, conforme vemos em Gn 2.21-24, e em Gn 24.51.
Quando Isaque estava pronto para se casar, seu pai Abraão enviou um servo a sua pátria para escolher uma esposa para Isaque. O servo encontrou Rebeca e trouxe-a na volta para Canaã, para ser esposa de Isaque. Ele só se encontrou com Rebeca pouco antes de se casarem e não a namorou .
Isso pode parecer estranho, até mesmo espantoso, para uma pessoa jovem de hoje em dia, mas os casamentos arranjados pelos pais eram comuns nos tempos bíblicos.
Hoje, contudo, os jovens selecionam seus próprios companheiros.

FICAR
A sociedade atual está em constante trasformação. Termos novos são criados, termos antigos são reinterpretados. "Cada ser é dono de seu próprio universo", dizem, e todos devem criar para si os seus próprios padrões e verdades .
Jovens e adolescentes estão sendo formados nesta sociedade. Os conceitos aprendidos em família, não sobrevivem à avalanche de deseducação encabeçada pela mídia e pelos formadores de opinião. Isto é igualmente válido para o lado afetivo do jovem.

Até bem pouco tempo o namoro era algo pré-nupcial, com regras bem definidas e padrão aceito. Alguém, ao sentir-se atraído por outra pessoa, procurava-a, propondo-lhe namoro. O namoro consistia de encontros constantes, com diálogos sobre os dois, momentos de romance, com planos para o futuro.
Os encontros eram feitos na casa da moça, com a presença de familiares, na sala, ou no portão, até às 22 horas no máximo. Também constavam passeios, atividades e troca de correspondência.
Nas décadas de 60 e 70, o namoro sofreu grandes transformações com a liberdade sexual. Seus limites foram ampliados.
Como conseqüência, o número de jovens que se casaram grávidas ou ficaram sós aumentou e muito.
O namoro passou a ser a preliminar do casamento, faltando apenas o chamado "papel passado", trazendo assim uma sexualidade precoce. Preservativos entraram na lista de materiais comuns da lista de compras dos adolescentes, assim como a pílula na década de 70.

Por serem mal formadas muitas famílias tornaram-se desestruturadas, terminando em divórcios. Filhos cresceram sem modelos a serem seguidos. Na década de 80 a chamada "AMIZADE COLORIDA" entrou em ação. Tratava-se de algo diferente do namoro normal. Rapazes e moças mantinham encontros libidinosos, com o compromisso de não terem quaisquer compromissos! Foi assim que surgiu o ficar.

No mundo, "FICAR" significa "Ter um relacionamento sem compromisso". É o prazer de fazer tudo que as pessoas bem intencionadas fazem, mas de uma forma descompromissada. É brincar com os sentimentos dos outros sem se importar com as conseqüências.
Quem "Fica" não ama, pois quer apenas um relacionamento descompromissado. Se der certo bem, se não der, vamos partir pra outra, pois nesse tipo de relacionamento não há nenhum tipo de responsabilidade ou compromisso. Isso é mundano e maligno, pois é uma forma de enganar, ludibriar e iludir os sentimentos das pessoas.
Os rapazes e as moças devem ficar atentos quanto a esse espírito impuro de libertinagem. Não permita que esse tipo de espírito "fique" com você. Não permita que ele faça de você uma pessoa descompromissada, sem responsabilidade para com seus atos, sem caráter. Um pessoa que não tem coragem de assumir seus atos é sem caráter e indigna de confiança e respeito. Fuja de tal tipo de pessoa.

Um comentário:

TV SALVAÇÃO. (CLIQUE NO ÍCONE DO VOLUME PARA HABILITAR O MESMO).