terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os propósitos de Deus nas nossas vidas.

Gênesis 37.31-36

         Todo cristão fiel que renuncia às coisas desse mundo para ter a vida eterna, passa por diversas situações conflitantes em sua vida.
          Há momentos de grande alegria, quando está tudo bem e o que fazemos dá certo. Porém, existem os momentos difíceis, onde não entendemos o motivo pelas quais algumas situações ocorrem, frustrando nossos sonhos e esperanças, minando nossas forças e alegrias, deixando-nos tristes e angustiados.
          Mas em todas as situações, Deus tem um propósito, como veremos nos acontecimentos ocorridos na vida de José.
          Quando ainda era jovem, seu pai Jacó o mandou ver como estavam seus irmãos, que apascentavam o rebanho. Ele não questionou. Simplesmente parou sua tarefa diária e disse “eis-me aqui”.
          José era um filho obediente. Que sejamos também  obedientes a Deus, renunciando aos prazeres deste mundo e dizendo “eis-me aqui, Senhor”, mesmo sabendo que o inimigo se levantará contra nossa vida para tentar nos destruir.
          José confiava em Deus. Ele passou momentos de terror em silêncio, crendo em Deus somente.
          Quando os irmãos viram, de longe, que ele estava chegando, conspiraram contra ele para matá-lo. Eles o consideravam um sonhador e achavam que o pai lhe dispensava um tratamento especial. Na verdade, Jacó conhecia o trabalho de Deus e sabia que José teria um futuro promissor.
          Então, seus irmãos o jogaram em uma cisterna vazia para que morresse. Porém, ao passar por ali uma caravana, decidiram que era mais viável que ele fosse vendido como escravo.
          Imagine a tristeza que invadiu o coração de José ao ser traído, humilhado e rejeitado pelos irmãos. A Bíblia não relata que ele tenha reagido. Na verdade, ele ficou calado, confiando em Deus. Assim também deve ser o nosso agir. Às vezes, passamos pela prova calados, mas devemos confiar plenamente em  Deus, pois tudo tem um propósito. 
          Os irmãos, então, mataram um cabrito e sujaram com sangue a túnica colorida que Jacó tinha dado a José, dizendo que uma fera o tinha matado. Uma tristeza profunda invadiu o coração de Jacó, pois ele chorou sua morte por muitos dias.
          Talvez como Jacó, você entre no seu quarto sozinho, somente para chorar. Talvez sua alma esteja abatida por algum fato. Mas não esqueça: Deus tem um propósito em tudo, pois Ele é fiel.
          Mesmo em meio à prova, devemos permanecer fiéis ao Senhor e resistir às astutas ciladas do nosso inimigo.
          José foi vendido para um oficial de Faraó, o capitão da guarda. Com o passar do tempo, foi promovido a mordomo na casa de Potifar, acabando por conquistar sua confiança.
          A mulher de Potifar, vendo que José crescia em formosura, pediu diversas vezes que ele se deitasse com ela, recebendo sempre a recusa. Inconformada por não conseguir levar adiante seu intento, ela forçou novamente a situação, recebendo, como sempre, a rejeição. Como vingança, ela pegou a capa de José, dizendo a todos que ele tentou violentá-la. Potifar, ao ouvir isto, ficou furioso e jogou José no cárcere.
          Seguindo o exemplo de José, nós também temos que resistir às tentações do inimigo, para que venhamos a ser vencedores.
          Deus não nos abandona jamais, por isso temos que fazer a diferença onde estivermos.
          Deus não abandonou José em nenhum momento, pois, mesmo no cárcere, Ele o abençoava.
          José interpretou os sonhos do padeiro e do copeiro do Faraó, também presos, dizendo ao copeiro que ele teria seu cargo restituído em três dias, e ao padeiro que o mesmo seria morto em três dias. E assim aconteceu.
          Deus não nos abandona mesmo em meio a dificuldades. A mudança começa quando começamos a entender o querer de Deus em nossas vidas.
          Após algum tempo, Faraó teve um sonho que ninguém conseguia interpretar. O copeiro então se lembrou de José, e contou ao Faraó que ele poderia ajudá-lo, interpretando os seus sonhos.
          José, agora livre, interpretou o sonho de Faraó, dizendo que haveria sete anos de abundância e sete anos de fome no Egito. Faraó, ouvindo isto, colocou José como governador do Egito, para livrar a nação deste período de fome.
          A situação mudou de maneira surpreendente para José. De escravo e prisioneiro, passou a ser governador do Egito.
          José foi abençoado, porque foi fiel e esperou o tempo de Deus. Vale a pena esperar em Deus.
          Quando a fome abateu o Egito, os irmãos de José foram buscar comida a pedido de seu pai, sendo reconhecidos por José.
          Tempo depois, José revelou-se aos irmãos, demonstrando que havia perdoado a maldade que haviam feito, entendendo que Deus permitiu que aquilo acontecesse para que pudesse salvar seu pai, sua família, e para que o povo de Deus crescesse em segurança.
          Assim como José, temos que permanecer firmes. Tudo o que Deus permite tem um propósito, pois Ele é fiel. Da mesma maneira, também temos de ser fiéis para alcançarmos a vitória.
          Em nenhum momento, José reclamou com Deus sobre seus infortúnios. Se tivesse reclamado, talvez recebesse como resposta:
              “— José, eu nunca lhe abandonei. Como você acha que não se machucou quando caiu da cisterna? Foi minha mão que o segurou.”
          “— Como você não morreu de insolação no deserto? Foi minha mão que fez abrigo sobre sua cabeça.”
          “— Por que você não caiu em tentação com a mulher de Potifar? Porque meu Espírito o fortalecia.”
          “— Por que você se sobressaiu na prisão? Porque eu estava com você.”
          “— Por que você interpretava os sonhos? Porque eu lhe dei sabedoria.”
          “— Por que você passou por todas as provações? Para ser o líder que você virou e para que o povo de Israel crescesse em uma terra próspera e segura...”
          Não entendemos o trabalhar de Deus em certas circunstâncias de nossas vidas. Mas basta ficarmos firmes, para que seu propósito se efetue.

Um comentário:

  1. verdadeiramente Deus é fiél e se fomos fiel para com o Senhor esperando suas promessas para nossas vidas firmes com Cristo seremos mas do q vencedores pois é isso q somos em Cristo jesus nosso salvador, assim como aconteceu com José um homem temente a Deus q tinha muitos sonhos e conquistas e q devido a seus irmãos invejosos q tentaram destruir, apagar seus sonhos , acontecem na vida de muitos crentes e não crentes, mas sabemos q em tudo Deus tem um propósito em nossas vidas q só descobrimos no final , como aconteceu com José Deus permitiu tudo isso na vida dele para q ele fosse exaltado por Deus e asua familia fosse salva e para q o perdão fosse liberado porque se tem uma coisa q o senhor se agrada é quando o perdão é liberado de coração pois se perdoamos o nosso irmão q nos ofendeu Deus também perdoara as nossas ofensas também é assim infeslimente a muita gente com o coração cheio de ódio, magoas e isso é ruim,mas Deus esta ai batendo na porta do nossso coração para entrar,quebrantar o nosso coração e fazer com q o perdão seja liberado e tudo seja restituido , a paz do Senhor irmão gostei muito do seu blog q Deus continue te abençoando e q as obras das tuas mãos prospere sempre amém

    ResponderExcluir

TV SALVAÇÃO. (CLIQUE NO ÍCONE DO VOLUME PARA HABILITAR O MESMO).