sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Um encontro com Deus

Filipenses 1:21: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.”     
          Se qualquer pessoa do mundo secular ouvisse alguém dizendo que morrer é ganho, logo pensaria que essa pessoa teria uma vida de agonia, uma vida cheia de problemas, ou que a pessoa seria um suicida em potencial.
          Mas há uma famosa frase do meio evangélico que diz: “texto sem contexto é pretexto para heresia”.
          Ao analisarmos a fundo a história deste fantástico apóstolo, vemos que sua vida foi, sem sombra de dúvidas, muito difícil, porém repleta de alegria por estar fazendo a obra de Deus com amor, e por ter uma vida de íntima comunhão com Deus.
          Saulo nasceu em Tarso, era filho de Judeu (da tribo de Benjamim), e cidadão romano de nascimento. Tarso era a capital da província romana da Sicília. Depois de Atenas e Alexandria, Tarso era o mais importante centro de cultura daquela época. Saulo era seu nome hebreu, dado por seus pais israelitas; Paulo era seu nome latino, nome de cidadão romano.
          Saulo foi educado para ser um doutor da Lei.
Quando criança teve de aprender a lei mosaica, e também o grande Hallel (Salmos 113-118), que se cantava nas principais solenidades litúrgicas (Jesus na última ceia cantou o mesmo com seus discípulos).
          Aos 10 ou 12 anos, foi iniciado na lei oral (aprendia aos pés do Rabi, todos os dias).
          Aos 12 anos, como todo jovem israelita, Saulo empreendeu a peregrinação ritual a Jerusalém. E foi crescendo em sabedoria, tendo Gamaliel como mestre, um dos maiores sábios da época. Com 30 anos, Saulo era membro do Sinédrio (o mesmo concílio religioso que condenou Jesus a morte) e um defensor zeloso do Judaísmo. Saulo se dedicava a destruir o cristianismo com unhas e dentes, pois, para ele, dizer que Jesus, após crucificado, havia ressuscitado e que era o Messias, era o cúmulo da blasfêmia.         
          Tanto que, quando Estevão em Atos 7:1-60 falou da anulação da antiga aliança, enquanto era interrogado, Saulo concluiu que o cristianismo ameaçava a verdadeira religião e consentiu no apedrejamento do mesmo (Atos 8:1).    
          Saulo, então, iniciou uma perseguição em alta escala aos cristãos, de maneira intensa e severa, invadindo lares, prendendo homens e mulheres, que eram açoitados, agredidos e mortos. Procurava forçá-los a blasfemar contra o nome de Jesus Cristo. Não satisfeito, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para Damasco, a fim de iniciar ali também uma grande campanha anticristã.
          Saulo tinha pressa, pois, mesmo com o calor do deserto, preferiu viajar sob o sol do meio-dia.
          No caminho, ao aproximar-se de Damasco, subitamente, brilhou uma luz do céu ao seu redor; essa luz brilhava mais que o próprio sol escaldante da Síria em pleno meio-dia (Atos 26:13).
          Saulo, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia:        
          — Saulo, Saulo, por que me persegues? (Atos 9:4).
          Ele era um mestre, um estudioso da lei e sabia que estava ouvindo uma voz divina. Sabia que, quando alguém era chamado pelo próprio nome, teria uma missão importante a cumprir. Temos exemplos deste fato em Gênesis 22:1, com Abraão e Êxodo 3:4, com Moisés.        
          De joelhos no chão, Saulo perguntou quem estava lhe falando, obtendo uma resposta inacreditável:
 Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões (Atos 9:5).

          Saulo, neste momento, tomou um susto. O ser celestial era o próprio Jesus, considerado por ele um impostor. Jesus era verdadeiramente o MESSIAS. Pensou também que Estevão estava certo, e que ele havia consentido na morte de um inocente.
          Agora, vemos Saulo cair como judeu orgulhoso e se levantar como um cristão quebrantado. De perseguidor, ele passou a ser perseguido.
          Por pregar o nome de Jesus, conforme 2 Coríntios 11:24, ele sofreu açoites com chicotes que tinha pontas de ferro e ossos de carneiro. A lei judaica especificava que qualquer homem só poderia receber quarenta açoites seguidos. Então, ele era açoitado trinta e nove vezes, havia um breve descanso, depois mais trinta e nove, outro breve descanso, até completar cinco quarentenas de açoites.        
          Paulo foi diversas vezes açoitado com varas, foi apedrejado, três vezes sofreu naufrágio, uma noite e um dia passou no abismo (2 Coríntios 11:25).
Em Filipenses 1:21, Paulo demonstra que morrer seria lucro pelo fato de ter convicção que seria salvo e que veria Cristo. Sabia que Deus tem um propósito na vida de cada cristão e que, quando a morte vier, é simplesmente o fim da caminhada terrestre e o início de uma vida mais gloriosa com Jesus.
          Por outro lado, em Filipenses 1:22-24, vemos que seu amor pela obra, seu amor em levar o evangelho às pessoas do mundo, seu amor em ser uma ferramenta que Deus usa na terra para salvar os que estão perdidos, levam-no a querer permanecer vivo, pois sabia que ainda poderia ajudar na salvação de muitas almas. Em Romanos 10:14, Paulo escreveu: “
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?”
          Amados irmãos, que estas simples palavras toquem em vossos corações para que possamos todos juntos, levar o evangelho aos que estão necessitados.
          Hoje temos inúmeras ferramentas que podem nos ajudar. Entre elas, temos e-mail, MSN, Skype, Orkut, SMS, celular, telefone fixo, e o principal, nosso modo cristão de viver.
          Muito se fala em obra missionária em outros países e outros continentes. E as pessoas que estão perto de você? Na sua rua, na sua cidade, na sua família?
          Melhor treinamento do que este não existe. Evangelize os que estão próximos, para depois evangelizar quem está longe.
          Se você ainda não é cristão e quer ser salvo, quer ter uma vida abençoada e quer andar reto aos olhos de Deus, aceite Jesus como único Senhor e Salvador.
          Procure uma Igreja Evangélica e veja um culto sem compromisso, deixando o Espírito Santo falar com você.           
          Você não vai se arrepender.
          Jesus te ama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TV SALVAÇÃO. (CLIQUE NO ÍCONE DO VOLUME PARA HABILITAR O MESMO).